Solidariedade, alegria e muito carinho. Estas foram as atitudes que permearam as ações de todos os participantes do projeto Brincar: Um ato de curar, promovido por um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na clínica pediatrica do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Em tardes de muita brincadeira e aprendizado, os alunos envolvidos no projeto levaram às crianças internadas no “Chico” várias atividades e apresentações de grupos artísticos como o Kifuzarka, o Teatro Escola de Pelotas (TEP) e o Grupo de Arte Circense Tholl, que participou do encerramento do projeto – junto com o mascote do HUSFP, o “Chico” - ocorrido no dia 12 de junho.

Conforme o grupo, a experiência tornou possível vivenciar a realidade das crianças e mostrou que simples ações as trazem para o mundo delas, o dos brinquedos. “Elas acabam esquecendo que estão doentes e o grupo ter proporcionado este momento a elas é muito gratificante para todos”, afirmaram.

As ações, iniciadas em maio, reuniram dezenas de crianças e mães, ansiosas por momentos de descontração e esquecimento das dores sofridas com os tratamentos. “Desde a internação, o paciente sente desconforto por estar longe do seu ambiente habitual. No caso das crianças isto é ainda mais difícil, pois elas não entendem muito bem o que esta acontecendo”, disse uma das integrantes do grupo, Ana Paula Urrutia. “Por isto resolvemos fazer um trabalho de humanização com elas, através de brincadeiras e atividades lúdicas, para fazê-las esquecer um pouco a dor”, afirmou.

Responsabilidade Social

O projeto faz parte da disciplina de Prática em Gestão de Projetos, ministrada pela professora Letícia Menezes, que propôs a elaboração e execução de um projeto voltado à responsabilidade social. Foram realizadas ao todo, quatro ações na sala de recreação da Clínica Pediátrica Santo Antônio do HUSFP. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que apoiaram de alguma forma o projeto”, ressaltou Ana.

O grupo conseguiu a doação de uma TV de 29’, de um DVD e de um sinal de TV a cabo, tudo para que as crianças tivessem mais opções de entretenimento na sala de recreação. “A TV, por exemplo, foi doada pelo professor Sérgio Cardoso, diretor da SPAC. Já o DVD conseguimos com a empresa Translap e o sinal de TV a cabo foi disponibilizado pelo HUSFP”, informou Ana. Além disso, o escritório de contabilidade Facilit patrocinou a filmagem do projeto e o Atacado Globo e a loja de brinquedos América Latina doou os brinquedos dados às crianças.