Depois de perder a afilhada de apenas cinco meses, Jeferson Bilhalva entendeu que era preciso fazer algo para amenizar a sua dor e homenagear a sobrinha. A partir do projeto Colo de Laurinha ele pretende sensibilizar as instituições de saúde a autorizarem a permanência dos pais 24h nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

A primeira casa de saúde visitada pelo motorista de aplicativo foi o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP), onde a prática já é realidade há muitos anos, tanto na UTI Pediátrica quanto na Neonatal.

No Chico foi recepcionado pelos médicos Edevar Machado Júnior, diretor de Assistência, e Márcia Anderson, diretora Técnica. A pediatra destacou que mesmo em meio à pandemia a prática jamais foi suspensa. “Tivemos que reduzir e fazer um revezamento, mas pai ou mãe podem permanecer por tempo integral com seus filhos”. Antes da Covid-19 havia disponibilidade de horário de visitas para os avós ou outros familiares, reforçou a médica.

Durante a conversa ocorrida na segunda-feira (30), o diretor de Assistência destacou que o HUSFP segue diretrizes de humanização e que a presença dos pais é um dos pilares para a melhora do desfecho clínico. O São Francisco de Paula conta com dez leitos de UTI Neonatal e outros dez de UTI Pediátrica. Além de todo o suporte assistencial para o bebê ou a criança, os espaços contam com estrutura para os acompanhantes permanecerem 24h no local.

O começo de tudo

A pequena Laura nasceu em maio de 2017, no mês seguinte a menina precisou passar por uma cirurgia no coração, realizada em Porto Alegre. O procedimento foi bem sucedido e a família retornou para Pelotas. Em outubro do mesmo ano a pequena passou mal e novamente precisou de assistência, mas desta vez não conseguiu retornar para casa.

Na primeira hospitalização, o tio da menina deixou o emprego para auxiliar no revezamento para o cuidado com a bebê. As idas e vindas ao hospital e a necessidade de permanência do maior tempo ao lado de Laura foram os combustíveis para o tio dar início ao projeto batizado por ele de Colo de Laurinha. Nos próximos dias deve visitar outros hospitais da cidade para também conhecer as estruturas e formas de atendimento aos pequenos cidadãos.