O projeto “Idoso Conectado: Inclusão Digital Sustentável”, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas em parceria com o Grupo APAC e o HUSFP, foi selecionado entre os 20 finalistas do edital do Laboratório de Tecnologia Social (LABTS), promovido pela Fundação Banco do Brasil e pela Universidade de Brasília. Ao todo, 571 projetos foram inscritos, e o “Idoso Conectado” é o único representante do Rio Grande do Sul na etapa final.

A iniciativa tem como propósito promover a inclusão digital de idosos em situação de vulnerabilidade, por meio da entrega de dispositivos eletrônicos recondicionados, com acesso à internet, e da realização de oficinas de capacitação. O projeto combina sustentabilidade ambiental, ao reaproveitar equipamentos eletrônicos, com impacto social, ao ampliar o acesso à conectividade e ao letramento digital.

A previsão é de que sejam distribuídos 250 dispositivos com pacote de dados válido por 12 meses. Além disso, serão ofertadas oficinas para pelo menos 750 participantes, com conteúdos focados no uso de ferramentas digitais do cotidiano, como aplicativos de saúde, comunicação e serviços públicos essenciais.

Nesta fase inicial, o projeto receberá R$ 50 mil, divididos em duas parcelas destinadas ao desenvolvimento e aplicação do piloto. Caso avance para a próxima etapa, poderá receber ainda um aporte adicional de R$ 150 mil, distribuídos em três parcelas para execução do plano de desenvolvimento.

O projeto tem como autores:

  • Gustavo Nunes Vieira – Supervisor do Escritório de Projetos do HUSFP

  • Carlos Vinícius Rasch Alves – Coordenador do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

  • Raquel Motta Nornberg – Gerente do Escritório de Projetos do Grupo APAC

Representando a Universidade Católica de Pelotas, a equipe participará de um desafio avaliativo entre os dias 27 e 29 de novembro de 2025, em Brasília (DF).