Pacientes da hemodiálise do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foram surpreendidos com a chegada do Tholl, quem estava no cochilo logo abriu os olhos e deu de cara com a cor e a irreverência dos artistas. A alegria, que dá nome ao projeto que circula há quase uma década nas casas de saúde estado afora, foi o sentimento propagado nos corredores e unidades visitadas pelo grupo circense.

Por quase três horas o grupo, que neste ano celebra 20 anos, percorreu todos os quartos da pediatria, interagiu com os pacientes na hemodiálise e esbanjou graça entre aqueles que cruzaram o caminho do trio. Depois de dois anos distantes das casas de saúde, o projeto Tholl Alegria retomou as atividades nesta semana e o HUSFP foi quem recepcionou essa retomada na cidade.

Dinorci Teixeira é de Santa Vitória do Palmar e três vezes por semana se desloca 240 quilômetros para realizar seu tratamento renal no São Francisco de Paula. Para ele a volta do projeto é a possibilidade de romper com sentimentos que muitas vezes são difíceis de desconectar. “Ele [projeto] nos permite um desvio do nosso pensamento das coisas ruins, de ficar só focado no tratamento. Isso é maravilhoso”, comentou enquanto se divertia com os personagens do Tholl.

A fala do paciente encontra eco em quem é responsável por prestar a assistência em saúde. “O trabalho do Tholl é inspirador, traz alegria para dentro do hospital. Com ou sem pandemia o adoecimento é uma etapa muito difícil da vida das pessoas, especialmente para a criança e seus familiares, então sempre que a gente puder amenizar esse sofrimento psicológico, melhor. Isso contribui sobremaneira para o resultado da assistência”, destaca o médico, diretor de Assistência do HUSFP ao comemorar a retomada do projeto.

João Bachilli, diretor do Grupo Tholl explica que a iniciativa se traduz no compromisso dos artistas em levar um pouco de alegria, da arte, fugindo daquele dia a dia do trabalho profissional de sustento de cada artista. “É um trabalho voluntário e muito importante. É uma oportunidade de respiro para aquelas pessoas que estão ali num momento que as vezes não é muito legal. É uma satisfação muito grande para a gente”, revela.

A ação

O projeto Tholl Alegria, surgiu há oito anos e tem por objetivo visitar internos em hospitais, proporcionando às pessoas assistidas instantes de lazer e descontração, amenizando enfermidades pelas quais estejam passando. O projeto também busca oferecer aos artistas momentos de realização pessoal ao ajudar a quem tem necessidades.

Durante a atividade no HUSFP os artistas seguiram todos os protocolos de biossegurança previstos na casa de saúde. Além do número reduzido de artistas, todos fizeram uso de máscara em tempo integral e de álcool em gel.