Na tarde de ontem (12) ocorreu no saguão da prefeitura de Pelotas a primeira fase de votações da Consulta Popular 2010. O Pronto Socorro de Pelotas – através dos projetos 02 e 17 – conseguiu a aprovação dos dois pleitos que prevêem a compra de equipamentos para a Instituição. Agora, estes serão encaminhadas para avaliação em uma assembleia marcada para o dia 28 de maio, no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul).

A partir daí, serão selecionados os projetos estruturantes da região, que comporão a lista de votação da segunda etapa, agendada para o dia 23 de junho. Neste ano, a verba total do pleito chega a R$ 150 milhões, além de R$ 30 milhões de bônus oferecido pelo Estado aos Coredes que superarem as metas de votos. Em 2010, os 28 Coredes do Estado somarão dez mil urnas e a votação, na fase regional, poderá ser feita por meio eletrônico, através dos sites www.consultapopular.rs.gov.br  ou www.sri.rs.gov.br.

Conforme o gerente administrativo do Pronto Socorro, Régis Pinto e Silva, os recursos da Consulta Popular serão utilizados para aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliário, como camas hospitalares, macas, instrumental cirúrgico, UTI móvel, cadeiras para recepção, dentre outros. “Agradecemos muito a votação da população. Agora precisamos ainda mais do apoio de toda a comunidade da região, pois estes recursos serão essenciais para manter o Pronto Socorro sempre Pronto”, disse Silva.