Desde que foi lançada em maio deste ano, a campanha “Padrinhos do Pronto Socorro” vem ganhando importantes parceiros junto à comunidade de Pelotas e região. Criada com o intuito de incentivar as lideranças e empresas da região a adotarem, através de investimentos e doações, o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), a ação objetiva ainda conscientizar a população quanto a importância do PSP, qualificando e humanizando os seus serviços.

O diretor geral do Pronto Socorro, Dr. Ernesto Sousa Nunes, reforça a importância das parcerias que estão sendo concretizadas, destacando o apoio de empresas como a Ecosul e a Lifemed, que doaram uma série de equipamentos médico-hospitalares; a Charqueadas Transportes, a Padaria Pane Mio, a Tordilho Alimentos e a In Company Soluções Empresariais, que se comprometeram a, durante 12 meses, doar gêneros alimentícios ao PSP. “São doações essenciais que contribuirão para o investimento em qualificação do Pronto Socorro e aproveitamos para reconhecer e agradecer as empresas que se prontificaram a participar, tornando-se verdadeiros Padrinhos do PS”, afirmou Nunes.

Além disto, o coordenador da Campanha Pronto Socorro Solidário, Orayl Barcellos de Araújo, ressalta a importância das doações feitas pela comunidade. “Estamos certos de que agora, contando com a participação da sociedade, nosso Pronto Socorro de fato, transformar a sua história”, disse ele, ao salientar as doações feitas pelo grupo Feirinha de Natal, que doou diversas cadeiras de rodas, de banho e utensílios hospitalares; do Rotary Clube Princesa do Sul, que doou 28 cobertores; e de um grupo de acadêmicos do curso de Gestão Hospitalar da UCPEL que doou 70 jogos de lençóis. Ele destacou também que é fundamental que a comunidade se integre e participe do processo em curso para a qualificação do Pronto Socorro.

Acolhimento

O Gerente de Assistência do Pronto Socorro, o enfermeiro Alberto Brum, revela que está em fase final de estruturação e implementação o programa de Acolhimento com Classificação de Risco. “O programa visa reorganizar o processo de atendimento de acordo com o grau de risco, contribuindo no esclarecimento dos usuários quanto às funções do PSP e melhorando o atendimento dos casos de urgência e emergência no local”. Segundo ele, o objetivo do novo programa é reorganizar o fluxo de atendimento na unidade e promover a integração dos serviços de assistência prestados no local com a Central de Regulação do município.