Testar o desempenho do trabalho em equipe, identificar erros e aprimorar a eficiência em situações de acidente. Estes foram alguns dos objetivos do Pronto Socorro de Pelotas (PSP) ao participar da simulação de acidente promovida pela concessionária Ecosul na tarde de sexta-feira (14).
A simulação foi avaliada por equipes técnicas que identificaram a existência de deficiências na ação conjunta que envolveu a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Unimed, Samu, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Guarda Municipal e Gel. Ambiental.
Após a ocorrência de um simulado de acidente envolvendo ônibus, caminhão e veículos de passeio - realizado no Terminal da Turf, ao lado do setor administrativo do Centro de Eventos Fenadoce – cerca de dez ambulâncias com vítimas em “estado grave” foram encaminhadas ao PSP durante a simulação. Todas foram atendidas por uma equipe de profissionais especializados do PS que participou da ação.
Simulado
A ação ocorre desde 2005, no entanto, este é o primeiro ano em que representantes da imprensa tiveram a oportunidade de participar como vítimas. Segundo o técnico em segurança do trabalho da Ecosul, Gilberto Cavalheiro, a intenção é repassar à comunidade a veracidade com que os fatos serão desenrolados.
O acidente aconteceu após um dos veículos de passeio, que não guarda distância necessária, bater na traseira do caminhão que transporta carga perigosa. A ação foi uma aula aos integrantes das equipes plantonistas e principalmente às 44 vítimas do acidente, em sua maioria, acadêmicos do curso de Enfermagem de uma faculdade local.