Na segunda-feira (02), o Pronto Socorro de Pelotas (PSP) apresentará à população da região o novo programa de Acolhimento com Classificação de Risco. O programa tem por objetivo reorganizar o fluxo de atendimento dos pacientes no PSP, que passarão a ser atendidos de acordo com a gravidade do caso e não mais por ordem de chegada. O novo programa é baseado no protocolo do Ministério da Saúde que possui quatro níveis de emergência e gravidade, representados pelas cores Vermelho, Amarelo, Verde e Azul.

Assim, aqueles que forem classificados como Vermelho serão considerados casos de emergência e deverão ser atendidos de imediato. Já os classificados como Amarelo serão atendidos o mais rápido possível, desde que não haja casos de emergência (Vermelho) na frente. Os pacientes classificados como Verde serão atendidos preferentemente pelo Pronto Atendimento (PA), disponível no local, e os classificados como Azul deverão ser referenciados para as UBSs e Centros de Especialidades ou, em casos especiais, atendidos no próprio PSP, mediante espera.

De acordo com o diretor geral do Pronto Socorro, Dr. Ernesto Sousa Nunes, é importante ressaltar que ninguém ficará sem atendimento. Todos que procurarem o PSP serão acolhidos por uma equipe qualificada, mas os casos mais graves terão prioridade por ocasionarem risco de morte. “As pessoas terão suas queixas ouvidas e não sairão daqui sem uma orientação. No entanto, os classificados como Azul serão referenciados para as UBSs mais próximas das suas casas, sendo que os casos classificados como Vermelho e Amarelo terão prioridade sobre os classificados como Verde, que aguardarão serem atendidos pelos profissionais do PA”, informou.

Hoje o critério de atendimento adotado no local é o de ordem de chegada que não garante o atendimento de imediato a quem está em situação mais grave. Para a adoção do novo sistema, toda a equipe de profissionais do PSP está sendo capacitada para bem receber os pacientes, além da promoção de uma grande campanha de conscientização da população visando informá-la e sensibilizá-la quanto ao fato de que a prioridade de atendimento no PSP é das situações mais graves. Vale ressaltar, que atualmente a unidade atende desde casos de baixa complexidade até os de alta complexidade, o que acaba sobrecarregando a infraestrutura física e humana do local, dimensionada para atender apenas casos de grande complexidade.

Acolhimento

Segundo o gerente de assistência do PSP, Alberto Brum, a partir da implementação do novo programa, ao chegarem ao PSP, os pacientes serão acolhidos por uma equipe composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão ouvir as queixas principais e classificá-los para o atendimento de acordo com a gravidade da situação, através de um sistema de protocolos clínicos pré-estabelecidos. “Também pretendemos identificar o perfil de nossa demanda com vistas à reencaminhar os pacientes identificados como não sendo situações de urgência e emergência para as UBSs, ambulatórios e pronto-atendimentos da cidade, de forma a gerar o menor impacto possível na população”, afirmou Brum.