Ala psiquiátrica com dez leitos, comunidade terapêutica, centro de convivência, ampliação e adequação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esses são os pontos a serem contemplados com a verba de R$ 1,2 milhão que dará origem à Rede Assistencial para Atendimento a Usuários de Crack, projeto elaborado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os recursos são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado Fernando Marroni ao Orçamento da União para 2010.

A parceria entre a Universidade e o deputado foi anunciada em entrevista coletiva à imprensa, na segunda-feira (30). A ideia é criar uma estrutura dentro do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) que atenda aos dependentes da droga disponibilizando tratamento nas mais variadas etapas, o que abrange, inclusive, apoio à família e auxílio em questões judiciais. Para tanto, foi montada uma equipe multidisciplinar com médicos psiquiátricos e clínicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e profissionais da área do Direito. “É um desafio para administrarmos, mas reunimos profissionais que sabem o que devem fazer. Isso não é expectativa, é segurança”, disse o reitor Alencar Proença.

O vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, definiu a ação como uma resposta à sociedade brasileira sobre um dos maiores traumas que se vive atualmente. “Vemos esse projeto como um divisor de águas entre a falência e o sucesso no trato com as questões de dependência de crack”, afirmou.

Parafraseando o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, Marroni reconheceu que o poder público, até então, não soube agir da melhor forma contra o avanço da droga. Entretanto, disse confiar na tradição da Católica no trato com a saúde pública e com as questões sociais para construir essa Rede. “É motivo de muito orgulho que Pelotas esteja acreditando que é possível mudar essa situação”, pontuou.

O projeto da UCPel pelo combate ao crack prevê, também, a criação de residência médica na área de Psiquiatria. Cerca de R$ 6 mil mensais devem ser disponibilizados para a manutenção de três bolsas destinada à formação de médicos no segmento.

Fonte: UCPel