Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira apresentou que a região sul tem o maior índice de pessoas com doenças crônicas. Os dados realizados por Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) são referentes ao ano de 2008.
As doenças crônicas são caracterizadas por casos em que existe uso frequente de medicamentos com o fim de ajudar no controle dos sintomas. De acordo com a especialista em Medicina Preventiva e Social do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Mônica Mendes, o paciente tem que realizar um tratamento permanente para evitar desconfortos.
Os casos mais informados pela pesquisa são: hipertensão (14%), doença de coluna (13,5%), artrite ou reumatismo (5,7%), depressão (4,1%), doença de coração (4%) e diabetes (3,6%). A ocorrência de doenças crônicas na população brasileira compreende 59,5 milhões de pessoas, que se declaram atingidas por pelo menos um desses quadros.
Os maus hábitos são os principais responsáveis pelo alto índice divulgado. “O gaúcho tem o costume de comer muita carne e gordura partindo da desculpa de que aqui é mais frio”, afirmou Mônica. Essa atividade contribui no desenvolvimento de hipertensão, diabetes e doenças no coração. Outros casos podem estar relacionados a cuidados menores como uma postura correta da coluna vertebral ou no fato de estar protegido do frio, ajudando assim a evitar, respectivamente, dor nas costas e bronquite.
Fonte: Diário Popular