O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) está habilitado, pelo Governo do Estado, a incluir cirurgias vasculares nos serviços de alta complexidade. O conjunto de procedimentos que, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), envolve alta tecnologia e alto custo, objetiva propiciar à população acesso a serviços qualificados.

Desta forma, Pelotas passa a contar com três instituições credenciadas: além do HUSFP, a Santa Casa e a Beneficência Portuguesa oferecem o serviço.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Arita Bergmann, o fato de o HUSFP ser a instituição que abriga o Pronto Socorro de Pelotas (PSP) interferiu na medida.

Dentro de 30 ou 60 dias o Ministério da Saúde deverá informar se houve a aprovação da habilitação, o que permitirá dar início aos trabalhos.

Também serão repassados mais R$ 150 mil para o PSP a partir do próximo mês. O anúncio foi feito pelo governo estadual ao Executivo Municipal. Este, por sua vez, deverá dar início a novas tratativas com os reitores da UCPel e da Universidade Federal em torno de questões relacionadas à gestão do PSP.