Foi realizada nesta sexta-feira (23) a primeira ação coletiva para a implantação do serviço de Acolhimento com Classificação de Risco do Pronto Socorro de Pelotas (PSP). A previsão é de que a partir da segunda quinzena de agosto já esteja em prática o atendimento que prioriza os casos de emergência e urgência na instituição de saúde.

Para informar, dar exemplos e esclarecer possíveis dúvidas sobre o novo serviço, o PSP, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu um seminário com palestra do enfermeiro Márcio Neres - um dos responsáveis pela classificação de risco do Hospital Conceição, em Porto Alegre.

Com o novo serviço, os pacientes que chegarem ao Pronto Socorro serão classificados por cores. O vermelho será o indicativo de casos de emergência, em que a pessoa precisa de atendimento imediato. O amarelo servirá para urgência, que determina espera de, no máximo, 15 minutos. O verde indicará os pacientes que necessitam de pronto atendimento e o azul será usado para os casos de atenção básica.

Experiência

O Hospital Conceição implantou o serviço de classificação há seis anos. O enfermeiro explicou que o procedimento especificará as funções do Pronto Socorro, qualificando assim os serviços essenciais e apontando as falhas do atendimento básico. Ele informa ainda que após os meses de adaptação do serviço, o atendimento ganhou agilidade e as filas diminuíram.

Com informações do Diário Popular