Dr. Alan é graduado pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Realizou três residências médicas: Medicina Interna no Hospital Universitário Miguel Riet Correa Jr (FURG); Cardiologia no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul; Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Alan possui título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e é reconhecido pelo CREMERS (RQE 27942). Além de possuir título de especialista em Hemodinâmica e cardiologia intervencionista pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, reconhecido pelo CREMERS (RQE 28056).

Saiba mais sobre a Procardíaco Hemodinâmica:

A Procardíaco Hemodinâmica é uma clínica especializada em procedimentos diagnósticos e terapêuticos em cardiologia intervencionista. O espaço atua na cidade de Pelotas há mais de 15 anos.

Em 2016 foi inaugurada uma nova clínica, em parceria com o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Na Procardíaco são oferecidos os mais diversos procedimentos em cardiologia intervencionista, com destaque para o cateterismo cardíaco e a angioplastia coronariana, além das arteriografias de vasos periféricos.

Contamos com equipe médica e de enfermagem, 24 horas por dia para o pronto atendimento dos pacientes.

São realizados os seguintes procedimentos:

- Procedimentos diagnósticos: cateterismo cardíaco (diagnóstico de doença arterial coronariana, diagnóstico d e doenças estruturais do coração, medidas de pressões intracavitárias); biópsia endomiocárdica, arteriografia de vasos periféricos.

- Procedimentos terapêuticos: Angioplastia coronariana, angioplastia de vasos periféricos, retirada de corpo estranho intravascular, implante de marcapasso provisório.

Os procedimentos são realizados em curto espaço de tempo, por exemplo, cateterismo cardíaco tem duração média de 15 minutos. Já uma angioplastia coronariana dura cerca de 40 minutos. São procedimentos minimamente invasivos, realizados por punção arterial e/ou venosa e com recuperação bastante rápida.

Em nosso serviço, a grande maioria dos procedimentos é realizada pela técnica de punção da artéria radial (artéria do braço), o que diminui, sobremaneira, o número de complicações e também o tempo de recuperação. O exame é indolor e com taxa de complicações extremamente baixas, além de não haver contra-indicação absoluta para o mesmo, exceto a recusa do paciente em submeter-se.

O exame, em geral, é realizado com infusão de contraste iodado. São utilizados contrastes de baixo peso molecular, extremamente seguros. Pacientes com alergia ao contraste devem comunicar o fato. Após uso de medicações dessensibilizadoras, o procedimento pode ser realizado normalmente.