No mês que em que se trabalha pela conscientização da importância da doação de órgãos a equipe da Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUSFP realizou mais uma captação de órgãos que salvará mais uma vida. O procedimento foi realizado no último final de semana depois da família do paciente de 66 anos autorizar a doação.

De acordo com Coordenador da CIHDOTT, o médico Matheus Neumann Pinto além dele uma equipe de enfermeiros faz todo o processo de captação e potenciais do possível doador como acompanhamento da evolução do quadro clínico do paciente. “Participamos desde o diagnóstico de morte encefálica, até a abordagem junto aos familiares para obter a liberação para a doação de órgãos e tecidos. Com o aceite damos seguimento ao processo além de todo o trâmite legal para captação e doação para o receptor definido pela Central de Doação de Órgãos e Tecidos do Estado do Rio Grande do Sul”, explicou.

Ainda de acordo com o Coordenador da CIHDOTTO, a conscientização é realizada a todo o momento com ações intra hospitalares. “O Setembro Verde divulga essas ações, mas a importância de se falar sobre doação é diária. As famílias precisam conversar e saber da vontade de seus familiares para que deixem claro que são doadores”.

Quem comemora, depois de aguardar a dois anos e meio pelo transplante de rim é motorista Marcos Peres .  Há cinco meses ele recebeu um novo rim e hoje recuperado do transplante realizado no HUSFP comemora a nova vida. “Depois que tive a oportunidade de ser um receptor eu falo para minha família, amigos, que temos que deixar claro que somos doadores. Podemos salvar vidas como a minha foi salva, precisamos conscientizar as pessoas”, disse.