Aos 75 anos, 22 deles como colaboradora do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP), Nair Solange Pereira Ferreira encerrou nesta sexta-feira (5) sua jornada diária no Chico. Como forma de agradecer a dedicação por todos esses anos, o reitor da UCPel e os diretores do hospital homenagearam a pedagoga.

Como o apelido carinhoso sugere, a Sol irradia alegria e impõe calor (humano) aos trabalhos desempenhados. Carrega como marca a disciplina, o respeito ao próximo e o amor ao seu trabalho. Sua relação com o HUSFP, como ela mesma diz, mistura traços da vida pessoal com o da profissional.

Há mais de 40 anos os caminhos dela e do hospital já haviam se cruzado. Na época seu filho, hoje já falecido, era recém-nascido e precisou ficar 21 dias internados. Começava lá uma relação que permeou ao longo de todos esses anos e “não se encerra com a aposentadoria”, garante ela e ganha eco nas falas dos gestores.

Solange iniciou no São Francisco de Paula como assessora da direção, passou por vários setores. Atuou fortemente na capacitação e treinamento de equipes. Nos últimos anos ela estava dedicada à Comissão de Residência Médica (Coreme) .

“Ela ajudou a construir a trajetória do HU. Atuou de forma singular nessa reestruturação. Harmonizou este ambiente. Basta ver o apreço que todos têm com ela, o carinho e a emoção de quem a conhece”, sintetizou o reitor, José Carlos Bachettini Júnior.

A despedida com os gestores, entre um embargo da voz e a pausa para conter a emoção, foi de muitas lembranças dessas duas décadas e de risadas. Ao entregar a homenagem da casa, o diretor de Assistência Edevar Machado Júnior agradeceu o emprenho da colaboradora e assegurou que as portas estarão sempre abertas para ela.

O diretor de Gestão, Maurício Karini comentou que o HU terá para sempre a marca deixada por Solange, destacou ainda a versatilidade da colaboradora, que “durante a pandemia deu exemplo de trabalho em home office”.

Legado

Além das amizades, do trabalho impecável, Solange deixa para o Hospital dois livros que contam a história do Chico: Hospital Universitário São Francisco de Paula e sua importância para a região Sul e, Hospital Universitário São Francisco de Paula 55 anos.

A pedagoga é membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e editou outras publicações como Orquídeas da Alma, um livro de poesias. Para o futuro a ideia não é parar de trabalhar, mas reduzir a carga horária pela metade. As propostas começaram antes mesmo do fim do contrato, mas ela ainda vai analisar como organizá-las em sua nova rotina.