O ônibus itinerante de Doação de Sangue do Estado do Rio Grande do Sul chega a Pelotas e no seu primeiro dia faz captação em frente ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e Pronto Socorro de Pelotas (PSP). A idéia de trazer a unidade até aqui foi da bioquímica responsável pela agência transfusional do HUSFP/UCPel, Thais Garcia de Oliveira, em parceria com as assistentes sociais e o enfermeiro chefe do PSP.
O contato para promover a ação foi através da assistente social e coordenadora do setor de captação de Pelotas, Heloisa Silva. Por ser uma unidade móvel para todo o Estado é necessário agendar a visita com antecedência, oportunizando fazer a captação de 4 doadores de uma só vez.
Segundo Heloisa, “carnaval é período de grande risco então temos que nos preparar, relatando também que nos dois últimos anos não se teve maiores problemas durante os quatro dias de folia, está ação é preventiva”, conclui.
A bioquímica Thais, explica que o “HUSFP/UCPel possui um estoque mínimo de bolsas, conforme são utilizadas é feito o contato com o Hemocentro que abastece de acordo com a nossa necessidade ressaltando que encaminhamos uma média de 180 doadores mensais para o hemocentro o que nos ajuda muito”, conclui.
Em junho de 2011 uma nova portaria foi aprovada pelo Ministério da Saúde que altera a idade mínima e máxima para quem quer ser um doador. Antes o mínimo era de 18 anos e o máximo de 65 anos, hoje com 16 anos já é permitido doar desde que o menor tenha autorização do responsável legal e a idade máxima foi estendida para 67 anos.
A doação dura cerca de meia-hora e salva muitas vidas, Renata Gorgot que estava doando conta, que é muito importante para ela pois, são gestos simples, não custam nada e ajudam outras pessoas”, enfatiza.