Um hospital não se resume ao seu prédio. Sua estrutura vai apenas refletir toda a complexidade que existe nos sistemas de saúde. As tendências para os próximos anos na área será o tema abordado pelo arquiteto João Carlos Bross em sua visita à Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Diretor do grupo Bross Consultoria e Arquitetura, de São Paulo, cuja especialidade é a arquitetura hospitalar, o profissional levantará questionamentos e apresentará rumos em sua palestra no dia 28, às 18h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera. A entrada é gratuita.

Engana-se quem pensa que apenas os prédios, pura e simplesmente, serão objeto de atenção do palestrante. Os aspectos que, de alguma forma, influenciam o resultado do projeto serão abordados e interessam a uma diversidade de profissionais. Telemedicina, engenharia genética e logística de suprimentos são alguns dos temas que Bross tratará em sua explanação.

A primeira, segundo ele, é a maior tendência da atualidade. A medicina “à distância” já ocorre em São Paulo e deverá se espalhar em pouco tempo. Já a engenharia genética, irá, em sua concepção, influenciar a maneira de ser de um hospital. “Não vai haver concentração de atividades no tradicional hospital. A proposta é uma rede de equipamentos e processos”, adiantou. De acordo com ele, a ideia é um sistema de saúde que prime pela prevenção em vez da reparação. “A proposta é não deixar adoecer”, disse.

Um dos pontos ressaltados por Bross é a gestão e o controle de custos da instituição de saúde. Exemplos não faltam. “Hoje em dia, nós não sabemos quanto custa uma catapora, por exemplo. Imagine uma doença degenerativa. Vamos decompor processos, estabelecer o modelo e valorar. Estamos devagarinho ressaltando o papel do gestor. Estamos transferindo para a produção de serviços o formato de produção de bens”, ressaltou.

Integração de áreas
Durante a visita à reitoria da UCPel, na tarde do dia 27, Bross foi apresentado ao modelo do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da Católica, que prima pela integração das áreas afins. O entrosamento entre as especialidades ligadas à saúde será um dos pontos dentro das tendências apontadas pelo arquiteto. Além disso, o convidado falará sobre implantação de centros de práticas profissionalizantes, integração profissional, metodologia para estudar um centro de saúde e necessidade de fazer o que chama de “futurologia”. “Há uma necessidade da cultura de permanente ausculta sobre o que está acontecendo”, acrescentou.

Em sua passagem pelo município, Bross, que possui um currículo recheado com especialidade na arquitetura hospitalar, irá conhecer, também, projetos elaborados pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da Católica. Como não poderia ser diferente, o convidado visitou, ainda, as instalações do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

O palestrante
João Carlos Bross é arquiteto, formado em 1956 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor do Departamento de Produção e Operações Empresariais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e da Saúde (PROAHSA). É professor da pós-graduação de Economia e Gestão em Saúde do Centro Paulista de Economia em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro da Academia Brasileira de Administradores Hospitalares e outras instituições internacionais. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), integrou a Comissão Científica dos Congressos Latinos-Americanos de Serviços de Saúde por cinco anos. Possui diversos artigos publicados em periódicos voltados à gestão e planejamento em saúde.

É consultor da Construtora Norberto Odebrecht Internacional (CNO) para projetos de redes de hospitais na Guatemala (América Central) e Angola (África).

Diretor da empresa Bross Consultoria e Arquitetura, fundada em 1960 e que executou trabalhos para instituições, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Hospital Santa Helena, Novo Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo, Casa de Saúde Campinas, Centro Médico de Campinas, Hospital das Clínicas da UNICAMP, Hospital Walter Cantidio da Universidade Federal do Ceará, Hospital Português de Salvador, Hospital N. S. Mãe da Luz (PUC/PR), Clínica Multiperfil em Luanda/Angola, entre outras.

Fonte: UCPel