Você sabia que o Teste do Pezinho precisa estar no check-list dos primeiros cuidados com o recém-nascido? Logo após a descoberta da gravidez a família começa a listar as tarefas que precisam ser realizadas antes do nascimento e os itens que não podem faltar na mala da maternidade. Depois que nasce o bebê as listas mudam, mas continuam extensas. O exame é bem simples e deve ser feito o mais rápido possível, a partir do 3º dia de vida. O Dia Nacional do Teste do Pezinho é lembrado em 6 de maio para sensibilizar a comunidade sobre o tema.

Trata-se de um exame laboratorial dos mais importantes para o diagnóstico precoce de doenças em recém-nascidos já que muitas patologias não apresentam sintomas imediatamente após o nascimento. O teste tem a capacidade de diagnosticar alterações e garantir o encaminhamento dos bebês para tratamentos ou cuidados pediátricos que possam amenizar, reverter e até mesmo prevenir doenças que poderiam se manifestar futuramente. A maioria das doenças pesquisadas apresenta resultados positivos se tratadas nesta fase.

O exame é popularmente conhecido assim, pois é realizado através da análise de amostras de sangue tradicionalmente coletadas do calcanhar do bebê. É um procedimento fácil que não oferece riscos para a criança e é praticamente indolor. Nos dias atuais não é necessário que a coleta seja feita dessa forma, também é possível realizá-la por meio venoso.

O Hospital São Francisco de Paula distribui regularmente material informativo para conscientizar os pacientes sobre a importância desta análise sanguínea e realiza o Teste do Pezinho no Laboratório de Análises Clínicas. Existem diferentes perfis de exame, que analisam parâmetros específicos e detectam precocemente doenças infecciosas, genéticas e/ou metabólicas, que podem causar lesões irreversíveis no bebê. Dependendo do perfil realizado no teste, é possível detectar mais de 30 doenças.

O LEAC está localizado na Rua Marechal Deodoro, 1123. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128 8330.