Ele viu estacionamento virar salas de atendimento à população, presenciou muita gente chegar e partir, ajudou a manter as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vinculadas ao Hospital Universitário São Francisco de Paula abastecidas. Descrito pelos colegas como profissional sério, responsável e comprometido, Neri Moreira da Silveira completou 34 anos de serviço junto ao HUSFP e agora encerra suas atividades na casa de saúde.

Aposentado, a primeira meta do colaborador é descansar, embora não descarte a possibilidade de voltar à atividade e seguir no volante daqui um tempo. “Quem sabe daqui a pouco eu não comece num aplicativo", projeta. Aos 70 anos, completados em maio desse ano, “seu Neri", como é conhecido por seus colegas, atuava no transporte. Na Kombi, companheira das jornadas, ele abastecia as UBSs de medicamentos e demais aparatos para uso da equipe de assistência.

Nesta terça-feira, 29, diretoria e colegas do setor organizaram uma homenagem para marcar o encerramento do ciclo. “Por vezes, por uma falha nossa, a gente não reconhece as pessoas como deveria, então esses momentos se tornam significativos para que possamos marcar a importância que elas têm. E hoje, Neri, a gente aproveita essa ocasião para te agradecer por esses 34 anos de dedicação", disse o diretor administrativo do HU, Maurício Karini. O gestor, que tem na calculadora uma aliada, ainda complementou: “são cerca de 70 mil horas prestadas ao hospital".

Para Silveira a casa de saúde tem forte significado de vida. Foi no trabalho junto ao Chico que ele conquistou tudo o que tem. “É daqui que consegui dar duas faculdades para minha filha", conta orgulhoso e emocionado. Ele recorda que chegou ao hospital para trabalhar no estacionamento que ficava onde hoje funciona o Pronto Socorro. “Cabiam 45 carros e cada box era marcado com plaquinhas da Católica", detalha.

Exemplo e inspiração

O mais novo integrante da equipe em que Silveira fazia parte é Fábio Silva, 47, que de uns tempos para cá passou a ser carinhosamente chamado de Neri Júnior. Sem nenhum tipo de parentesco, o apelido veio em razão de ele ter assumido a vaga deixada por Silveira. “Nas UBSs o pessoal só me chama assim", diz Silva. O novo colaborador chegou a acompanhar Silveira em algumas entregas e a meta é seguir os passos de seu antecessor. “Não posso deixar de honrar esse legado. Sei que a responsabilidade não será pequena."