A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deve assumir a gestão do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) nos próximos dias, conforme acordo selado em novembro. Uma reunião na terça-feira (5), na Procuradoria do Município, colocará lado a lado as três partes envolvidas: UCPel, prefeitura e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os valores com que cada uma delas irá arcar, para manter o PSP em funcionamento, é um dos pontos que seguem em pauta. Se as negociações evoluírem, a previsão é de que a assinatura do contrato ocorra na quinta-feira.

Pelo documento a ser redigido, a UCPel será gestora jurídica por cinco anos, o que coloca fim ao sistema de rodízio na direção do PSP. O plano operativo, que determina procedimentos, metas e cifras a serem investidas, no entanto, será anual. “Além de participar financeiramente, os parceiros continuam ativos nas discussões e continuarão a fiscalizar a gestão”, afirmou, na época, o prefeito Fetter Júnior (PP).

Reforço

Pelo processo de contratualização, a Santa Casa de Misericórdia também aumentará seu compromisso junto ao Sistema de Urgência e Emergência de Pelotas. Além de administrar o atendimento em traumatologia - como ocorre desde agosto de 2008 - o hospital será responsável pelo gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento Nível 3 (UPA 3), a ser instalada no município. Com a UPA de portas abertas, o espaço físico da traumatologia ampliado e mais 20 leitos à disposição do PSP, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), a superlotação do Pronto-Socorro deve ser reduzida.

Fonte: Diário Popular