Acordo fechado. Após semanas de negociações e suplantadas algumas divergências, a Prefeitura de Pelotas, as universidades Católica e Federal e o hospital da Santa Casa de Misericórdia, as quatro partes interessadas no processo de gestão do Sistema de Urgência e Emergência do Município, chegaram a um consenso. Por meio do processo de contratualização, a Santa Casa, que administra o atendimento em traumatologia desde agosto de 2008, passará a gerenciar também, assim que for implantada no Município, a Unidade de Pronto Atendimento nível 3 (UPA 3). A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começará a administrar o Pronto Socorro a partir de janeiro de 2010. Com o novo acordo, a instituição se compromete a disponibilizar mais 20 leitos no PS.

O consenso foi efetivado às 16h30min de hoje (19), no gabinete do prefeito Adolfo Antônio Fetter, em reunião com o vice-reitor da UCPel, José Bachettini Júnior, o diretor de gestão do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Elói Tramontin, o secretário Francisco Isaías e o secretário adjunto, Armando Manduca. O novo acordo, que entrará em pleno funcionamento com a ampliação do espaço físico da traumatologia e com a instalação da UPA 3, deverá descongestionar o sistema e diminuir a lotação no PS, além de melhorar a qualidade do atendimento à população. “Acreditamos que, com isso, teremos uma gestão mais efetiva e eficiente do Sistema de Urgência e Emergência de Pelotas”, comentou o prefeito.

Os editais dos dois processos licitatórios, tanto da ampliação da área destinada à traumato, na Santa Casa, em nível municipal, quanto da UPA 3, em nível estadual, devem ser lançados ainda este ano. Fetter espera que o Município esteja com a estrutura física adequada até o final de 2010. O contrato que estabelece a UCPel como gestora jurídica é válido por cinco anos e põe fim ao sistema de rodízio na direção do PS. O plano operativo, que determina procedimentos, metas e valores, por outro lado, será anual. “O que não significa que a Prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas não irão se envolver no processo. Além de participar financeiramente, os parceiros continuam ativos nas discussões e continuarão a fiscalizar a gestão”, adianta o prefeito.

Diversas reuniões bilaterais ocorreram desde a última reunião com as quatro partes interessadas, no dia 16 de outubro, na qual o prefeito entregou nova proposta formal para administração e ampliação do Pronto Socorro de Pelotas aos reitores César Borges (UFPel) e Alencar Proença (UCPel) e ao provedor da Santa Casa, Roberto Lamas. “Nossa intenção inicial era separar o atendimento da pediatria, mas tanto a UCPel quanto a Santa Casa se dispunham a assumir o PS somente no conjunto. Dentro das possibilidades, acredito que chegamos a melhor solução, uma solução conciliatória que satisfaz a todos os parceiros”, ponderou Fetter.

Fonte: SECOM