Numa escala de 1 a 5, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu conceito 4 na avaliação de recredenciamento feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). A informação foi divulgada na quinta-feira (09), após três dias de visita pelos avaliadores do Instituto.

Dentre os dez critérios de qualidade avaliados pela banca estiveram as políticas de ensino, pesquisa e extensão, corpo docente e técnico-administrativo, gestão, infraestrutura e responsabilidade social. O processo realizado pelo Inep/MEC é obrigatório em todas as universidades do Brasil, sejam elas públicas ou privadas, e tem o propósito de qualificar o Ensino Superior no país.

Conceito 4 é comemorado por professores e funcionários

Na manhã de sexta-feira (10) professores, funcionários e gestores da UCPel reuniram-se em confraternização para comemorar o conceito 4 dado à Instituição pelo Inep/MEC. Durante reunião, realizada no Auditório Dom Antônio Zattera, o vice-reitor José Carlos Bachettini Júnior parabenizou os professores e funcionários pela notável conquista, mas destacou que o objetivo da Universidade continuará sendo alcançar a nota máxima da avaliação. “Nossa meta é o 5. Queremos ser uma Instituição de excelência na região Sul”, disse, ao dividir o palco com o reitor Alencar Mello Proença, o pró-reitor administrativo, Carlos Sinnott, e a pró-reitora acadêmica, Myriam Cunha.

Na opinião de Proença, o resultado positivo só foi possível em função do caráter de transparência e confiabilidade da Universidade, que é o reflexo da ética de sua comunidade acadêmica.

Após a rápida reunião, que contou com a transmissão de um vídeo com imagens de momentos marcantes nos 50 anos da UCPel, professores e funcionários posaram para uma fotografia em frente à fachada do prédio do Campus I da Universidade. Um café da manhã também foi oferecido aos presentes.

Sobre a avaliação

O processo realizado pelo Inep/MEC é obrigatório em todas as universidades do Brasil, sejam elas públicas ou privadas, com o propósito de qualificar o Ensino Superior no país.