A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada no Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). Três professores do curso de Medicina, entre eles o coordenador, Sandro Schreiber de Oliveira, e dois acadêmicos do quarto ano da graduação participaram do evento no Centro de Convenções de Goiânia, em Goiás, entre os dias 27 e 30 de outubro.

Em sua 48ª edição, o congresso propôs como temática principal “Uma escola para o SUS: O lugar da Educação Médica no Sistema de Saúde Brasileiro”. O assunto deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos no congresso anterior.

O objetivo do congresso, que ocorre anualmente e reúne, em média, quatro mil pessoas, é contribuir para o desenvolvimento da educação médica brasileira. A proposta foi construir um evento que discutisse tanto aspectos específicos do ensino na área quanto itens da política pública, com importante enfoque na parceria ensino-serviço, por meio dos cenários oferecidos pelas secretarias municipais e estaduais de saúde.

“O COBEM é um congresso de muitas trocas de experiências. Muitas autoridades, de diversas áreas da Medicina, participam das discussões”, disse Oliveira. Uma série de cursos e oficinas estiveram à disposição dos participantes. Os temas principais para os acadêmicos da UCPel, segundo o professor, foram “Formação de preceptores para a atenção primária”; “Fórum do internato médico: Diretrizes do Internato”; “Painel: Lei do Estágio”; “Diretrizes e contratualização da atenção primária”; “Saúde suplementar, o SUS e a formação médica” e “Participação do estudante na avaliação do processo ensino-aprendizagem e do currículo Integração Escola-Serviços nos Hospitais”. Trabalhos científicos foram apresentados no período da tarde. Os temas foram trabalhados na forma de fóruns, painéis e mesas.

Paralelo ao congresso, ocorreu o Fórum de Diretores e coordenadores de Medicina, com o objetivo de discutir as dificuldades e potencialidades de cada curso. Para o coordenador da Medicina da UCPel, que integrou o fórum, a graduação da Católica tem se mostrado um curso bem próximo às diretrizes exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) e avançado em comparação aos demais que integraram as discussões.

O COBEM é uma realização da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC/Goiás) e uma promoção da Associação Brasileira de Educação Médica.