Uma semana de conscientização promovida por um grupo de pessoas que dizem não ser contra o fumante, mas a favor da vida. Esta é a proposta da equipe que forma o Programa UCPel Mais Saudável, de 25 a 31 de maio. Além da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o programa congrega a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), o Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal (HE/FAU/UFPel), a Santa Casa de Misericórdia, a Secretaria de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Assessoria do Vereador Ivan Duarte e o Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) da UFPel.

A iniciativa integra o Dia Mundial do Combate ao Fumo que será comemorado em 31 de maio. A semana de conscientização inclui palestras, encontros e divulgação por meio de panfletos e manifestos, envolvendo escolas e toda a comunidade em uma grande mobilização. No dia 31 de maio, ocorrerá audiência pública na Câmera de Vereadores de Pelotas, às 10h, onde será feita uma carta aberta.

À tarde, no calçadão, a partir das 13h30min, a carta será distribuída junto a informativos para a população. A manifestação contará também com a participação de acadêmicos de enfermagem e nutrição da UFPel e do projeto Chico em Ação, do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

As atividades durante a semana serão organizadas pelos responsáveis em cada instituição. Na UCPel, já está confirmada uma missa na quarta-feira (26), às 8h15min, na Capela do Campus I. A homilia será voltada para a semana a favor da vida e feita pelo capelão, padre João Batista.

O professor Roni Quevedo, do curso de Enfermagem da Católica, explica que há um projeto de lei proposto pelo vereador Ivan Duarte, que objetiva ambientes livres de tabaco nos espaços fechados de Pelotas, mas encontra-se com dificuldade de aprovação. O projeto de lei propõe também a não proteção por meio de fumódromos. “A saúde da população não pode depender apenas de uns, que dizem ‘não aceito’. É dever de todos se envolverem pela causa”, diz Quevedo, ao convocar a população.

Com informações da UCPel