O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU) aderiu ao Projeto Coala - Controlando o Oxigênio Alvo Ativamente, beneficiando os bebês prematuros que necessitam acolhimento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Unidade de Tratamento Semi Intensivo (UTSI). A iniciativa consiste em controlar a oferta de indiscriminada de oxigênio para os pequenos, evitando o excesso ou a falta do gás nos tecidos e órgãos de prematuros extremos.

A Coordenadora do Núcleo de Tratamento Intensivo Pediátrico, Dra Márcia Andersson, explica que manter a faixa de saturação é fundamental para a saúde dos prematuros, pois o excesso ou a baixa oferta de oxigênio contribuem para aumento de mortalidade. “O uso do oxigênio, embora necessário para o suporte da vida, pode ser potencialmente tóxico aos prematuros, favorecendo ao surgimento de seqüelas futuras e aumentando seu período de internação, inclusive”, alerta.

Os monitores receberam placas sinalizando os padrões ideais de oxigenação e os alarmes de monitoramento foram ajustados para alertar as equipes de qualquer alteração nos parâmetros. “A equipe acompanha a saturação através do monitor, que fica acoplado no bebê, com alarmes ajustados em 88-95%”, revela.

PROJETO COALA

O projeto Coala foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de neonatologia que contou como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e cardiologistas. A proposta consiste em quatro etapas que estão sendo implantadas em Centros de Tratamento Intensivo Neonatal de todo país.

Na primeira etapa ocorre a implantação e treinamento das equipes. Na segunda etapa o projeto prevê a adaptação das equipes as novas regras e resistência devido à mudança de rotina. Já a terceira etapa consiste no estudo dos indicadores que mostram a melhoria no tempo de internação do recém-nascido e quais as complicações evitadas. A fase final é caracterizada pela educação continuada.

A Maternidade do Hospital Universitário São Francisco de Paula é referência regional em atendimento materno-infantil e há 60 anos acolhe mulheres e bebês para realização de partos seguros. No HU as coordenadoras do projeto são as Médicas Pediatras Neonatologistas Patrícia Parada de Freitas e Ana Rita Freitas, Fisioterapeuta da UTI Neonatal, Mariana Silveira e Enfermeira da UTI Neonatal, Cristielem Ribeiro.