Seguindo o calendário lançado pelo Ministério da Saúde, a estratégia preventiva de vacinação contra a Influenza A (H1N1) entrou em sua terceira etapa nesta segunda-feira (5). Nessa fase da campanha, que vai até o dia 23 de abril, o grupo imunizado será a população entre 20 e 29 anos. A vacinação de gestantes, doentes crônicos até 60 anos e crianças entre seis meses e dois anos, foi prorrogada em função da baixa procura nos postos de saúde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Pelotas, Maria Regina Gomes, foram aplicadas apenas 10,1 mil vacinas na segunda fase da campanha, até o dia 1º de abril. O serviço projetava imunizar cerca de 34 mil pessoas nesse período. A coordenadora esclarece que não é exigido atestado, para doentes crônicos. “Pedimos somente algo que indique a doença, uma receita de remédio, por exemplo”, disse.

No Centro de Especialidades, a movimentação de pessoas segue intensa, em busca da vacina. No local são imunizados cerca de 350 adultos por dia. Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão administrando a vacina. Os postos do Barro Duro, Lindóia, Bom Jesus, Fraget, Navegantes, Pan Fragata e Virgílio Costa também receberam as doses.

Fonte: Diário Popular