Gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, idosos, pessoas com doenças crônicas e com idade entre 20 e 39 anos, e profissionais da saúde, que perderam o prazo e não fizeram a vacina no período anteriormente definido, podem fazer na próxima semana (de 24 a 28). Os locais de vacinação permanecem os mesmos – o Centro de Especialidades (Voluntários da Pátria, 1.436, esquina com Santos Dumont), das 8h às 17h, e as unidades básicas de saúde (UBs), no horário de funcionamento.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Municipal Saúde (SMS), Rita Carvalho, quem recebe a vacina só fica completamente imunizado após 21 a 30 dias, assim, não adianta prorrogar o período de vacinação e a imunização acontecer após o inverno. Ela esclarece à população sobre as doenças crônicas que habilitam o usuário a receber a vacina: asma, bronquite, diabete, doenças cardíacas e neurológicas, pessoas em hemodiálise, com HIV, e em tratamento oncológico. Doenças como rinite, sinusite, hipertensão e pneumonia não são consideradas crônicas.

Apenas não pode receber a vacina pessoas que apresentarem febre, as demais, mesmo gripadas, podem se vacinar sem preocupação. Os profissionais solicitam que as pessoas levem consigo a carteira de vacinação e em caso de doenças crônicas, algum comprovante da condição.