Na semana que inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes com a Covid-19, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) recebeu 95 doses da vacina CoronaVac, enviadas pela prefeitura de Pelotas, para serem aplicadas em médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais da higienização. O grupo de colaboradores da instituição integra a linha de frente do combate à doença.

O procedimento começou às 7h desta quinta-feira (21) e a primeira da fila foi a técnica de enfermagem Karen Aires de Paula, que trabalha há seis anos no hospital. “É uma vitória tomar essa vacina. É a esperança que a gente aguardava", comenta. Karen atuou em contato direto com portadores do novo coronavírus e, inclusive, chegou a desenvolver a doença. “O cuidado segue, mas já enxergamos uma luz no fim do túnel", comemora.

Também entre os primeiros a receber a aplicação da vacina no HUSFP, a fisioterapeuta Caroline Bluhm disse se sentir aliviada e também grata por esse momento. “Me formei em fevereiro do ano passado e logo depois veio a pandemia. Tive medo, principalmente no início, mas fomos vencendo a cada dia. Foi bastante desafiador", considera.

Diversos turnos

A ação realizada em parceria entre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) organizou quatro horários destinados à vacinação: às 7h, às 13h e às 19h desta quinta e, também, às 7h de sexta-feira. Estes períodos foram escolhidos por configurar a troca de turno dos funcionários.

“Ao longo do ano desenvolvemos cursos e a distribuição de diversos EPIs, mas a vacina oferece ainda mais segurança para os colaboradores", acredita a enfermeira Daiane Franco dos Santos, responsável pelo SCIH. A segunda dose deve ser aplicada em, aproximadamente, 30 dias, conforme novo repasse da prefeitura municipal.