O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), o Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/FAU) e a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas estão entre as instituições filantrópicas que terão acesso à linha de crédito do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados (Funafir). O anúncio foi feito ontem pelo governo do Estado, ao lançar a quinta edição do Funafir, que disponibilizará R$ 35 milhões para todo o Rio Grande do Sul este ano.

O diretor de Gestão do HUSFP, Eloi Tramontin, diz que a instituição pleiteia R$ 1,5 milhão para liquidar dívidas de R$ 800 mil com fornecedores a aplicar o restante na qualificação do ambiente hospitalar. Entre as melhorias pretendidas está a reforma na maternidade e nos vestiários. Salienta, no entanto, que nada está oficializado ainda. “Estou buscando, não sei se levo”, diz. O HUSFP guarda o encaminhamento da parte burocrática.

De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital-Escola da UFPel, a solicitação foi feita, mas nenhuma resposta oficial recebida, por isso a instituição ainda não vai se manifestar. O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Lamas, não foi localizado pela reportagem do Diário Popular para informar sobre o pedido do hospital.

Acesso. A Funafir objetiva facilitar o acesso dos hospitais a financiamento junto ao Banrisul. Os recursos auxiliarão na gestão operacional e financeira dos hospitais, com vistas a melhorias no acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O empréstimo se dará em 36 meses, com seis meses de carência e 30 de amortização. O governo estadual, por meio do orçamento de Saúde, vai colocar R$ 2,1 milhões no decorrer de um ano para equalização parcial das taxas de juros.

Fonte: Diário Popular (Publicação: 06 de outubro, Página 7)