Ano Novo, vida nova. Não há frase melhor para definir o grande presente que Tainara Mendonça Gonçalves recebeu no primeiro dia de 2010: uma filha. Nascida às 9h do dia 1º de janeiro, Vitória Eduarda é a primeira. A primeira criança a chorar em uma maternidade de Pelotas, a do Hospital São Francisco de Paula. A primeira filha de Tainara, de apenas 17 anos.

Uma menina deu luz a outra. Tainara, que estudava a quinta série do Ensino Fundamental em uma escola do Pestano, abandonou o colégio no segundo mês da gravidez, que não foi planejada. Apesar de saber que enfrentará dificuldades em ser mãe solteira, Tainara está tranquila. "Acho que vou saber cuidar bem da minha filha", otimizou. Entretanto, a falta da figura paterna na vida das duas meninas já foi um obstáculo logo nas primeiras horas após o parto. "Ainda não sei como ficará o sobrenome dela", disse Tainara, segurando sua filha nos braços e demonstrando, no olhar, a apreensão típica das mães de primeira viagem.

Tainara deu entrada no HUSFP por volta das 2h da madrugada de sexta-feira. Um fato particular, no entanto, preocupou os médicos Miguel Gassul e Fabio Baiocco: a bolsa da jovem havia rompido há mais de 24 horas. "Não procurei atendimento mais cedo porque achei que era algo normal", contou Tainara. Na maternidade, foi medicada com antibióticos profiláticos, para evitar uma possível infecção. Felizmente, tudo deu certo: Tainara entrou em trabalho de parto espontâneo e evoluiu, sozinha, até nove dos dez centímetros de dilatação necessários para o nascimento da criança. Vitória Eduarda nasceu com pouco mais de 2,5 quilos, chorou no primeiro instante de contato com o mundo externo à barriga da mãe e está sendo normalmente amamentada.

De acordo com Gassul, a semana compreendida entre Natal e Ano Novo foi marcada por muitos partos realizados em adolescentes na maternidade do HUSFP. Tainara, mesmo tendo idade de apenas 17 anos, foi uma das mais velhas a darem luz nesse período. A expectativa é que, no domingo, ela e Vitória recebam alta do hospital. Tainara voltará para a rua 16 do bairro Getúlio Vargas, onde mora com a irmã e a mãe, levando a nova inquilina.

A responsabilidade da jovem aumenta, inegavelmente, a partir deste ano. Apesar de já ter experiência com crianças, pois cuidou sobrinhos recém-nascidos, tudo será novo. Mesmo com a serenidade de Vitória, que descansava quietinha no berço ao lado do leito, Tainara sabe que a atividade materna não é fácil e preocupa-se com o futuro. "Voltar a estudar faz parte dos meus planos", disse a primeira mãe de 2010, a quem, de agora em diante, cabe uma séria tarefa: ser mãe e preparar esse novo ser para a vida.

Fonte: Diário Popular