Pensando no bem-estar das mamães de primeira viagem e de seus bebês, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), preocupado em tranquilizar as mulheres nessa hora de ansiedade e insegurança, promove todos os anos um curso direcionado a solução de dúvidas sobre esta experiência única que é ser mãe.

E com o objetivo de esclarecer as participantes sobre gravidez, parto e pós-parto para favorecer o bom desenvolvimento da gestação e auxiliar nos cuidados com o bebê após o nascimento, o HUSFP realizou, de 09 a 24 de março, a 12ª edição do Curso de Gestante que encerrou ontem (24) com palestra promovida por um dos apoiadores do evento, a Novara Análises Clínicas e Citopalogia. A médica pediatra Cecília Fernandes Loréa falou sobre as doenças que podem atingir os recém nascidos, suas principais causas e as formas de preveni-las. O curso também recebeu o apoio da empresa O Boticário.

Para a participante Terezinha Madureira de Faria Silveira, grávida de cinco meses, foi uma experiência muito proveitosa. “O curso nos ajuda a termos segurança no que estamos fazendo. Os palestrantes são profissionais de várias áreas, capacitados e comprometidos em realmente nos ajudar”, afirmou.

Conforme ela, os palestrantes não apenas dizem o que é bom, ruim, correto ou não, “para tudo eles dão uma justificativa, o que dá ânimo para colocar em prática a teoria aprendida”. O curso trata desde como se alimentar durante a gravidez e como se comportar para que a criança seja calma, até como massagear o bebê.

Para a assistente social e coordenadora do curso, Lorena Nachtigal, a troca de conhecimentos com os palestrantes e, principalmente, entre as integrantes, é o que estimula e acaba por dar êxito ao curso. “A intenção é orientar as mães para que elas se sintam seguras e esclarecidas durante o período da gestação, para isto, não poupamos esforços em proporcionar um curso de qualidade e humanizado”, explica.

Foram realizados oito encontros no Hospital e, segundo Lorena, a intenção é de, ainda neste ano, realizar mais duas edições do Curso de Gestantes. “O curso foi um sucesso total. Muitas pessoas acabaram ficando em lista de espera, já que todas as vagas oferecidas foram preenchidas em menos de uma semana. Isto nos motiva, pois prova que o trabalho realizado pelo Hospital é reconhecido e respeitado”, finalizou.