Nesta terça-feira (13), foi realizado o 2º Brechó Solidário do Núcleo de Pediatria do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). A organização é feita por uma comissão  de 14 colaboradores, além do apoio dos médicos do setor.
     A divulgação e arrecadação de peças para o evento iniciou quatro meses atrás, as doações são recebidas de colaboradores, médicos, alunos e familiares de pacientes internados.
     A renda do Brechó deste ano ultrapassou a de 2012, e o objetivo é a compra de televisores para todos os quartos da Pediatria e PA pediátrico, quatro tvs já foram doadas o que torna possível a compra de outros utensílios de necessidade do setor.
     A equipe da comissão teve a idéia de colocar uma urna no hospital para que todos os colaboradores pudessem dar sugestões do que seria mais importante adquirir com a renda do Brechó. Portanto, também será usado na aquisição de microondas para os corredores (facilita para aquecer o leite dos pequenos); maca com lateral infantil; carrinho específico para parada respiratória ou cardíaca; uma reserva para os gastos dos eventos de datas comemorativas para alegrar as crianças internadas.
     Pela primeira vez no auxílio da organização, a Assistente Social, Marília Pinheiro, conta que está feliz em apoiar um evento que busca a melhoria de um setor e é um benefício para todos que aqui trabalham e principalmente para os pacientes. “A Pediatria é um exemplo, e o Serviço Social do HUSFP faz parte deste processo”, conclui.
     Há mais de 15 anos ações sociais são realizadas pelas equipes da Pediatria que também contam com o apoio fundamental das Senhoras do Grupo de Apoio do HUSFP que confeccionam roupas de lã, cobertas, além de conseguirem alguma doação que seja também de necessidade do setor.
    Segundo a colaboradora Alexandra Mesquita, a Pediatria do HUSFP é muito unida e por isso nos empenhamos em prol da sua melhoria, mesmo com as dificuldades não desistimos. “Acho que todos os setores deveriam fazer alguma coisa para apoiar na melhoria da assistência”, concluiu.
    “É cansativo, dá trabalho, mas saber que estamos proporcionando um ambiente mais confortável a uma criança é ter certeza de que todo esforço valeu a pena”, relata a colaboradora Cláudia Ferreira.
    Ao conversar com algumas pessoas que estavam por lá era possível perceber uma mistura de solidariedade e ao mesmo tempo adquirir roupas semi novas por um preço acessível.
    A colaboradora do HUSFP, Ana Paula Urrutia contou estar levando para casa peças interessantes e de ótima conservação, além de ter encontrado um vestido incrível para um evento que terá no próximo mês. “E tudo isso pode ser pago com desconto em folha, pena ser apenas um dia” enfatiza.
   A próxima atividade da Pediatria será em outubro quando realizam a Semana da Criança.