Durante a comemoração dos 55 anos do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorrida nesta quinta-feira (27), foi possível perceber o quanto o "Chico" é querido por sua comunidade. Tanto carinho foi conquistado graças a uma história de dedicação e de conquistas, destinadas, principalmente, ao atendimento de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia de comemoração, além de lembrar momentos difíceis, derrotas e vitórias, serviu também para contar sobre novas conquistas, como recursos destinados pelo Ministério da Saúde para hospitais universitários, com os quais o HU será contemplado. A verba deverá ser aplicada em reformas que revertam em melhorias à assistência em saúde, disse o Reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior.
Bachettini ainda aproveitou o momento de sua fala para divulgar mais uma conquista em prol da comunidade. “Destinaremos permanentemente uma ala particular do São Francisco para o atendimento de pacientes do SUS”, anunciou o reitor, complementando que dois novos professores de Medicina já foram contratados para atuar junto ao novo local.
A importância do Hospital enquanto instituição de ensino foi lembrada pela secretária de Saúde de Pelotas, Arita Bergmann, que ainda destacou em sua fala a excelência no atendimento humanizado e a atenção especial destinada às gestantes. “Além de atender Pelotas, o HU recebe pacientes de toda a zona Sul e tornou-se referência em excelência para o Estado”, disse.
Os diretores do HU, Valdir Schäfer e Edevar Rodrigues Machado Júnior lembraram os momentos difíceis vividos pelo hospital. “O evangelho de Mateus, no capítulo 7, versículos 21 a 29 fala da edificação sobre a rocha. Dom Antônio Zattera, homem visionário, começou a história do São Francisco sobre a rocha, como diz o texto bíblico”, associou Schäfer.
O chanceler da UCPel e arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, aproveitou a ocasião para lembrar a passagem do ícone da Nossa Senhora da Sabedoria pela UCPel e HU, desejando que colaboradores e amigos do Chico continuem tendo o dom da sabedoria. Durante a cerimônia, a pró-reitora Acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti, entregou uma placa aos diretores do Hospital.
O São Francisco é centro de referência para todo o Estado no atendimento materno infantil e em nefrologia, destinando cerca de 70% de sua área física para atendimento de pacientes SUS. O Hospital ainda é credenciado junto ao Ministério da Educação e Saúde, oferecendo sete programas de pós-graduação em residência médica.