O Pronto Atendimento Privado do Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas, já tem alguns anos e recebe diariamente dezenas de pacientes, porém muitos ainda têm dúvida sobre os serviços e por isso listamos 8 coisas que você precisa saber sobre o PA do HU.
Como funciona o serviço?
O Pronto Atendimento Privado do HU funciona todos os dias da semana, 24 horas para atendimentos a pacientes adultos em regime de urgência e das 12h às 24h para atendimentos pediátricos – crianças até 12 anos. Para atendimentos particulares e através de convênios a verificação de sinais vitais e triagem é realizada diretamente no PA.
Urgência ou Emergência?
Todos os pacientes são avaliados pela equipe de enfermagem logo que chegam ao PA. Se o caso for de emergência o paciente deverá ser encaminhado ao Pronto Socorro de Pelotas. Este procedimento é para a sua segurança, garantindo que você receberá a assistência adequada.
Quem chega depois pode ser atendido antes?
O paciente que buscar assistência no PA do HU será acolhido pela equipe multiprofissional e atendido conforme a gravidade clínica do quadro. Sempre terá prioridade o paciente que estiver em situação de saúde considerada mais grave!
E se for necessário realização de exames?
Além de avaliação médica o paciente do Pronto Atendimento poderá contar com a realização de exames no Laboratório de Análises Clínicas ou Centro de Imagem do HU sempre que for necessário. Os valores são cobrados separadamente.
Consultório ou Pronto Atendimento?
Sintomas que já persistem por longos períodos de tempo poderão ser encaminhados para consultórios de especialistas e não há nada de errado. No Pronto Atendimento a equipe atenderá o caso na tentativa de amenizar os sintomas e poderá encaminhar o caso para que o especialista investigue, inclusive com exames de apoio ao diagnóstico e prescreva o tratamento.
O médico receitou medicação mas não pediu nenhum exame!
Muitas vezes a avaliação clínica será suficiente para diagnosticar o problema de saúde do paciente. Portanto não há problema se o médico prescrever a sua medicação sem ter solicitado raio-x, por exemplo. Preservar o paciente de exames invasivos ou até mesmo dos raios emitidos também é o nosso papel ;)
Mas e as crianças precisam escolher o horário para ficar doentes?
Claro que não! Compreendemos a sua aflição, porém temos limitação de horário no Pronto Atendimento Pediátrico para manter o serviço acessível ao público, portanto nossos profissionais estarão a sua disposição das 12h às 24h. Se o seu filho precisar de atendimento de emergência fora deste horário procure o Pronto Socorro de Pelotas, que é um local totalmente capacitado para quadros clínicos graves.
E se eu tiver o cartão de benefícios Saúde+Fácil?
Beneficiários Saúde+Fácil consultam gratuitamente no Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico. As consultas são ilimitadas e você pode utilizar o serviço todas as vezes que for necessário!