A Liga Acadêmica de Fisioterapia (Lafiti) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está realizando uma ação entre amigos, através da comercialização de rifas, para adquirir um equipamento de eletroestimulação da marca Neurodyn, que será utilizado em pacientes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Os números da rifa poderão ser comprados até o dia 23 de outubro no valor de R$ 5 junto à Equipe de Fisioterapia do São Francisco de Paula e acadêmicos do curso de Fisioterapia.  O prêmio será o aparelho Estetoscópio Littmann.

A iniciativa foi tomada por acadêmicos do curso de Fisioterapia e pela docente Thamires Lorenzet. O equipamento deverá contribuir para qualificar o serviço de fisioterapia prestado à Unidade de Terapia Intensiva do HUSFP.

De acordo com Thamires, o equipamento utiliza corrente elétrica via eletrodos para auxiliar pacientes com disfunções neuromusculares. Entre os benefícios oferecidos, está a redução do quatro de hipertrofia e auxílio para melhora de disfunção respiratória.

Seminário também arrecada recursos

Para auxiliar no custeamento para a compra do aparelho Neurodyn, a Unidade de Terapia Intensiva do HUSFP irá realizar no dia 23 de outubro o II Seminário Interdisciplinar, que nesta edição terá como tema “Neurotrauma no Paciente Crítico”.  A atividade possui o objetivo de proporcionar para acadêmicos e profissionais da área maior conhecimento sobre a especialidade abordada. A atividade terá início às 19h e ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera.

As inscrições custam R$ 35 para estudantes, funcionários e professores da UCPel. Estudantes visitantes terão o investimento de R$ 35 e demais profissionais e comunidade interessada o valor de inscrição será R$ 40.

Para se inscrever é só acessar o link http://www.ucpel.tche.br/portal/?secao=cursos&id=441.

A programação do Seminário será:

23/10 (Segunda-feira)

19h – Fisiopatologia do Neurotrauma – Traumatismo Crânio Encefálico com Vinícius Guedes

19h30min – Fisiopatologia do Neurotrauma – Trauma Raquimedular com Rafael Sodré da Silva

20h15min – Fisioterapia no paciente Neurocrítico com Aline Galho

20h45min – Cuidados de Enfermagem no Paciente Neurocrítico com Patrícia Rodrigues

21h15min – Mesa Redonda

21h45min – Encerramento