Todos eles têm em comum em sua ficha de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima a ocorrência de taxas alteradas de glicose no sangue ou a famosa “pressão alta”. Mas, para tornar o tratamento das patologias ainda mais eficaz, esses pacientes resolveram aderir ao projeto desenvolvido por cinco acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na tarde ensolarada de quarta-feira (21), a atividade do grupo de diabéticos e hipertensos não se resumiu apenas a atendimentos médicos e orientações: incluiu, também, sessão de alongamento e caminhada para melhorar o condicionamento físico.

Desde o início do segundo semestre desse ano, as reuniões ocorrem sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês. Entretanto, o trabalho que tem a coordenação da professora Stella Minasi de Oliveira, começou a ser formatado ainda em 2008, quando foram coletados os nomes dos interessados a participar do projeto. “O principal objetivo é chamar atenção das pessoas para a importância da prevenção e do tratamento correto”, destacou Stella, que ministra na graduação a disciplina de Estágio em Saúde Pública. Alunos do curso de Serviço Social e da cadeira de Estágio Supervisionado, de Enfermagem, também atuam no projeto.

Ceci Garcia, de 69 anos, é uma entre as vinte pessoas que participam da atividade. Para ela, a iniciativa é bastante válida, principalmente porque complementa de forma personalizada o atendimento que recebe na UBS. E, além de cuidar da própria saúde, todos os pacientes são incentivados a trazer novos participantes para as reuniões.

Para se inscrever
Interessados em integrar o quadro de pacientes do grupo de hipertensos e diabéticos da UCPel podem se inscrever diretamente no local onde ocorrem as reuniões (rua Francisco Vieira da Cunha, 138, no Fátima) ou na UBS do bairro (rua Baldomero Trapaga, 480). O telefone para informações é o 3222.4028.

Vestibular de Verão
Os cursos de Enfermagem e Serviço Social da UCPel estão sendo disponibilizados no Vestibular de Verão 2010 da Católica juntamente com outras 25 opções de graduação. As provas ocorrem no dia 29 de novembro e as inscrições podem ser efetuadas até dia 25 do mesmo mês pelo site www.ucpel.tche.br/vestibular. O investimento é de R$ 50,00. Informações pelo telefone (53) 2128-8269.

Fonte: UCPel