O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica de Pelotas estão engajados na Campanha Nacional de Saúde Auditiva e no dia 9 de novembro pretendem sensibilizar a comunidade pelotense sobre o tema.

Médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estarão na Feira do Livro de Pelotas, a partir das 14h, esclarecendo dúvidas da população, orientando sobre os cuidados importantes com a saúde auditiva e dando dicas práticas para a rotina diária. Além disso, um grupo de recreacionistas estará recepcionando as crianças com brincadeiras e contação de histórias. O evento conta com o patrocínio da Comunicare Aparelhos Auditivos.

Dados

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) dez milhões de brasileiros apresentam perda auditiva. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, a deficiência auditiva ocupa o terceiro lugar entre as deficiências no país, sendo que metade dos casos de perdas auditivas é evitável através de ações de prevenção, diagnóstico precoce e de gestão.