Você lava corretamente as mãos? O ato que muitas vezes parece simples, requer alguns cuidados para garantir a sua eficácia. Com a intenção de reforçar a técnica, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) convidou os seus colaboradores para participar de uma ação especial, com o objetivo de identificar possíveis falhas na higienização.

A ação, alusiva ao Dia Mundial de Higienização de Mãos, celebrado em 5 de maio, propôs uma dinâmica com luminol e álcool gel para simular a prática. Conforme a enfermeira da Gerência de Risco do HU, Raquel Reis, uma cabine com luz negra mostrava os acertos e as falhas do processo de lavagem de mãos realizado pelos participantes.

Ao longo de todo o ano, o HU promove treinamentos para orientar e reforçar a medida, considerada fundamental na prevenção de muitas doenças, dentre elas a Covid-19. “A técnica correta de higienização das mãos é considerada a medida mais eficaz, simples e segura de prevenir e controlar infecções hospitalares, promovendo a segurança de pacientes e profissionais", frisa Raquel.

A atividade, voltada a todos os colaboradores do hospital, tanto assistenciais como administrativos, foi organizada pelos setores Educação Assistencial, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Farmácia e Gerência de Risco.

Como lavar as mãos corretamente?

De acordo com a Anvisa, são 11 passos para garantir a higiene correta das mãos. Veja o passo a passo:

1 - Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

2 - Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).

3 - Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.

4 - Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.

5 - Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.

6 - Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

7 - Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular.

8 - Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.

9 - Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.

10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.

11 - Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Para a técnica de higienização anti-séptica das mãos, seguir os mesmos passos e substituir o sabonete líquido comum por um associado a anti-séptico.