Os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que trabalham no Programa de Educação pelo Trabalho (PET - Saúde da Família) promovem, no próximo sábado (27), a Blitz da Saúde - Getúlio Vargas. A atividade levará informações à comunidade, com o objetivo de promover quatro temas básicos da área da saúde. A Blitz inicia às 14h, no pátio da Escola Municipal Getúlio Vargas.

Por meio do programa, os estudantes de Medicina – Cristina de Oliveira, Bárbara Trein, Christian Ferreira, Renata Santos, Fernanda Barth, Janize Paslowski e Nathalia Perleberg,– e de Enfermagem – Jennifer Dias, Larissa Dias, Larissa Ribeiro, Waléria Barros e Caroline Gonçalves –, desenvolvem ações permanentes junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Getúlio Vargas, todas as quartas-feiras. “Trabalhamos os temas de maior necessidade na comunidade. Os assuntos mais trabalhados foram drogas e sexualidade, a pedido dos moradores”, contou a acadêmica Nathalia.

Realizada para toda a comunidade, a Blitz da Saúde - Getúlio Vargas pretende integrar os acadêmicos e moradores. “Queremos conhecer mais a comunidade, ter um contato mais próximo”, explicou a aluna.

Atrações não vão faltar. A abertura da atividade será com uma banda de música local. Apresentações do Grupo Abadá - Capoeira, da ONG Anjos e Querubins e de um grupo tradicionalista também farão parte do evento. Para animar a criançada, haverá animação do Grupo Tholl e, também, brinquedos infláveis. Outra atração é a mateada, patrocinada pela Erva-Mate Baturité.

Quatro oficinas de saúde serão oferecidas pelos acadêmicos da Enfermagem e da Medicina. Organizadas em bancas, as oficinas irão abordar “Hipertensão”, com aferição da pressão; “Diabetes”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”, com distribuição de preservativos masculinos e femininos; e “Nutrição e atividades físicas”.

Além disso, as pessoas que estiverem com vacinas atrasadas, poderão colocar o calendário vacinal em dia. Basta levar a carteirinha de vacinação. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) farão uma simulação de emergência do serviço.

Com informações da UCPel