Às vésperas de completar um mês de inauguração, a nova ala do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) segue recebendo visitas de profissionais e entidades ligadas à saúde. Nesta sexta feira duas operadoras conheceram a unidade de internação. Representantes do Fundo de Saúde do Exército (Fusex) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) foram recepcionados pela direção da casa de saúde.

Durante o encontro, o diretor de Assistência Edevar Machado Júnior antecipou que a nova ala foi o ponto de partida para os investimentos que ainda estão por vir, destacando que os próximos passos focarão na área materno e na UTI Pediátrica.

O espaço recentemente colocado em funcionamento é voltado a convênios e particulares. O grande diferencial do local é a hotelaria moderna e aconchegante, o serviço de alimentação personalizado, o sistema de entretenimento e de comunicação disponível nos quartos, além de assistência médica 24h. Machado, que é médico, fez questão de frisar que o atendimento, do ponto de vista técnico, segue o mesmo padrão em todo o HU. “Independente se SUS, particular ou convênio, o atendimento é o mesmo. O que modifica são as acomodações entregues ao paciente”.

A gerente de Infraestrutura e Hotelaria do Hospital Luiza Yurgel apresentou os diferenciais da ala e contextualizou a concepção para o desenvolvimento do projeto. A ideia segundo ela foi trazer elementos que pudessem aproximar o paciente daquilo que ele tem em casa em termos de conforto e segurança. “Além do enxoval de cama, as louças também são exclusivas para o local, pois não adianta servirmos uma comida gostosa se ela não estiver também bem apresentada”.

Um salto em pouco tempo

Conforme o representante da Fusex, capitão Dilson Soares, o São Francisco de Paula é o único hospital da cidade que mantém convênio com o fundo do Exército há mais de década de forma ininterrupta. São 34 anos de parceria. Em contato constante com as casas de saúde em razão do trabalho Ouvidor, chefe da Seção de Contratos e da Seção da Fusex, o capitão ressaltou a evolução do HU nos últimos três anos. “Saio daqui com a melhor impressão possível”.

Berenice Martinez Nunes, diretora-presidente da Prevpel, e Tatiane Bast Fuhrmann, diretora técnica da Fundação de Assistência Médica da Prevpel também gostaram do que viram. “A prefeita veio na inauguração e já havia nos recomendado vir olhar a estrutura. Ela falou muito bem da ala. Nossos servidores são privilegiados em contar com um serviço como esse”, comentou a diretora-presidente. Para Tatiane, que é enfermeira de formação, esse novo olhar às necessidades do paciente, que vai muito além da capacitação técnica já reconhecida do local, é benéfica no processo de recuperação, assim como no tornar a internação menos sofrida. A Prevpel mantém convênio com o HUSFP há quase 50 anos, desde abril de 1973.

As visitas ocorreram em dois momentos e contaram com a presença do diretor Administrativo do HU, Maurício Karini, da gerente de Apoio e Diagnóstico do hospital, Karen Ferreira e a médica Marina Kornwsk, do Posto Médico da guarnição de Pelotas do 9 Batalhão de Infantaria Motorizada.