Pensando no futuro da doação de sangue, alunos da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), deram início na terça-feira (15) ao projeto Doadores do Amanhã. Com o objetivo de conscientizar os adolescentes até 17 anos, sobre a importância da doação de sangue, a primeira edição da ação foi realizada no auditório do colégio Pelotense e reuniu centenas de alunos do Ensino Médio e do curso de formação de professores.

Durante a manhã, foi realizada palestra, ministrada pela coordenadora de captação do Hemocentro de Pelotas, Eloíza Silva, e pela bioquímica da Agência Transfusional do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Thaís Oliveira, sobre a importância da doação de sangue, desconstruindo mitos sobre o assunto.

Conforme Irai Antuarte Candia, um dos integrantes do grupo, o projeto contou com o apoio de muitas pessoas. “Gostaríamos de agradecer ao Colégio Pelotense que abriu espaço para a realização do projeto, a participação da direção e dos colaboradores do HUSFP e de toda a mídia pelotense que apoiou em massa o nosso projeto”, disse. Ele destacou ainda que é muito importante que os jovens de hoje sejam esclarecidos com relação a doação de sangue, já que esta salva tantas vidas e eles serão os Doadores do Amanhã. “Temos que desmistificar o tema, para que no futuro a doação de sangue se torne prática comum de solidariedade entre as pessoas”, afirmou.

O próximo passo será levar a ideia para as demais escolas da cidade. No domingo (20), o Colégio São José sediará a apresentação do projeto para seus alunos. A palestra será realizada por Eloíza Silva, às 9h, no auditório do local.

Apoio

Os componentes do grupo do projeto Doadores do Amanhã, desenvolvido na disciplina de Gestão de Projetos - orientada pela professora Letícia Menezes - contaram com a parceria do Hemocentro de Pelotas, da UCPel, do HUSFP, do projeto Gato Diet da própria escola, da empresa GGotuzzo, da Distribuidora de Medicamentos São Gabriel, da Performance Comércio e Representações, da Contatti , da Mil Cópias, da ArtCor e da Sigapel.