O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) fez parte do Programa de Internação Domiciliar (PID) durante mais de três anos, ou seja atendendo em domicílio pacientes oriundos da Clínica Médica que necessitavam  de cuidados médicos e de enfermagem para completar o tratamento, e assim dar lugar a outro paciente para internar.

O carro utilizado pela equipe foi concedido pela concessionária UVEL-Pelotas. O automóvel foi cedido em comodato e serviu para transportar a equipe multidisciplinar do PID até a residência dos pacientes.

Na época em que iniciou o PID, a Direção do HUSFP e a equipe do programa estiveram presentes no evento em que receberam das mãos do Diretor da UVEL, Realdir Marchi Furtado, as chaves do veículo, um Celta Life, “sabemos da seriedade que o Hospital São Francisco de Paula desenvolve seus projetos e por isso selamos esta parceria, que visa o lado social e nos deixa ainda mais completos,” complementou Furtado.

O fim do programa

Outra apoiadora do PID foi a Schneid Seguros, que na época da entrega do carro o Diretor da empresa, Sr. Hilmar Schneid, ao escutar a transmissão ao vivo do evento pela Rádio Universidade (RU/UCPel), interessou-se em participar da iniciativa de alguma forma e ofereceu o seguro total do veículo incluindo cobertura para incêndio, colisão e roubo a valor de mercado do veículo. E assegurou durante todos os anos de duração do programa.

No ano de 2012, deu-se fim ao programa do PID no HUSFP, e com isso a devolução do carro à concessionária. O Diretor da Uvel, Realdir Marchi Furtado, explicou a importância com que a empresa trabalha a questão da responsabilidade social e afirma ser um interesse constante no Grupo UVEL, presente também em outros estados. “Temos que buscar nosso sucesso como empresa, sem nos esquecermos de cuidarmos dos nossos colaboradores e das entidades sociais, que servem à população. Apoiamos entidades sérias, que apresentam um trabalho social comprometido com as causas filantrópicas”, conclui.

Furtado conta que foi um grande prazer para todos da UVEL (Diretores e colaboradores) fazer parte de um Programa tão sério que visa à melhoria da saúde e conseqüentemente, da qualidade de vida de pessoas que necessitam recuperar-se de alguma enfermidade. Acredita que no convívio natural das pessoas, ou seja, na sua casa, junto aos seus familiares, acelerando a recuperação. Isso torna o processo mais eficiente e essas pessoas que tem condições de recuperarem-se em sua residência, assistidas pelo Hospital, liberam vagas para outras pessoas que necessitam de internação.

O Diretor de Assistência do HUSFP, Dr. Silvio Reis, destacou a importância das empresas Amigas do Chico como sendo fundamentais para o desenvolvimento de projetos na área da Saúde. “Este programa foi estimulado e apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas e, graças ao apoio recebido da Schneid Seguros e da UVEL Veículos, cedendo um veículo para transportar os pacientes e a equipe médica responsável pelo atendimento, foi possível realizar tão importante trabalho”, afirma.

“ Infelizmente por falta de recursos financeiros dos órgãos públicos, o HUSFP foi obrigado a interromper este tipo de atendimento, mas aproveitamos para agradecer a grande parceria desta empresa "Amiga do Chico", cujos diretores, conscientes da responsabilidade social, de imediato abraçaram tão importante e nobre causa. A UVEL Veículos o nosso eterno reconhecimento e agradecimento, aos seus diretores, em especial ao Sr. Realdir Marchi Furtado, o nosso "muito obrigado", pois pessoas que tem visão empresarial altruística fazem a diferença na comunidade”, enfatizou Dr. Silvio Reis.