Após uma série de reivindicações por parte da população que vive próxima ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), o Departamento de Sinalização e Manutenção da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), finalmente reforçou a sinalização de trânsito da rua Santa Tecla e removeu os tachões transversais que ficavam próximo à entrada do Pronto-Socorro de Pelotas, substituíndo-os  por uma nova sinalização no local.

Em frente à Instituição de saúde, a faixa de pedestre foi revitalizada e a advertência da travessia vai ficar por conta das Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade (LRVs). Sinalização semelhante a da Praça 20 de Setembro e da rua professor Araújo com Pinto Martins, a pintura viária busca alertar os condutores - a uma distância de 100 metros, partindo da palavra “atenção” - para que diminuam a velocidade ao passar pelo PSP, já que o local recebe um grande fluxo de pedestres e os motoristas costumavam passar em alta velocidade pelo trecho.

Conforme o diretor geral do PSP, dr. Ernesto Sousa Nunes, a iniciativa é muito positiva, mas não solucionará o problema. “Faixa de segurança não é respeitada pelo motorista pelotense. Se não houver uma conscientização, não vai adiantar nada e por isso esperamos que outras medidas sejam tomadas para evitar alguma tragédia”, disse.

Ele ressalta ainda, o fato de a faixa de pedestres que fica em frente ao PSP estar muito próxima a entrada das ambulâncias. Segundo o diretor, os veículos acabam ficando sem espaço para estacionar e terminam por parar sobre a faixa, dificultando o acesso dos pedestres. “Este é outro ponto que a SSTT vai ter que rever. O ideal era que a faixa ficasse em outro local, assim ninguém teria motivos para reclamar”, afirmou.

Deodoro

Além desta tentativa de solucionar o problema com a alta velocidade em frente ao PSP, um semáforo começou a ser implantado na rua Marechal Deodoro, em frente ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Reivindicação antiga, somente após três acidentes - que geraram uma serie de protestos por parte dos colaboradores do Hospital - é que a demanda foi, em parte, solucionada, já que o equipamento ainda não está em funcionamento devido ao mau tempo.

Para o diretor administrativo do HUSFP, Eloi Tramontin, as ações das SSTT são importantes para a sociedade e devem contribuir para que se amplie a educação de pedestres e motoristas evitando assim novos acidentes. “Para variar, o poder público continua a brincar com coisa séria. Quando chamamos a atenção das autoridades foi no sentido de que fossem sinalizados os dois trechos de rua, tanto pela Deodoro quanto pela Santa Tecla. Somente após muita insistência é que isto ocorreu”.

O que é o LRVS

As LRVs integram as marcas transversais da sinalização horizontal para a redução da velocidade antecedendo uma travessia de pedestres. A marcação viária consiste na pintura de barras na cor branca que cortam a pista com espaçamentos em distâncias decrescentes que indicam a redução da velocidade à medida que os intervalos diminuem.
Neste novo sistema de redução, a primeira indicação está localizada a uma distância de 100 metros da faixa de pedestres, acompanhada de uma barra longitudinal em amarelo para a divisão do espaço destinado a ilha de travessia.