A tarde de sábado (22) foi diferente para as crianças internadas na clínica pediatrica Santo Antônio do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Alunos do curso de Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aproveitaram as disciplinas de Gestão de Projetos e Prática de Gestão de Projetos para por em prática, junto aos pequenos pacientes do HUSFP, o projeto “Brincar, um ato de curar”.

O objetivo da ação, que também foi realizada hoje (28), e ocorre ainda nos dias 5 e 12 de junho, é proporcionar às crianças internadas no Hospital uma melhor qualidade durante a sua permanência, através de brincadeiras e atividades como teatro, cinema e conto. Durante à tarde do dia 22 – dia do lançamento da ação – a criançada e os familiares presentes, sob a animação da palhacinha dona Fuzarka, integrante de uma equipe de animações infantis, contaram com tatuagem, mágicas e brincadeiras com balões.

Além disso, o grupo doou para a pediatria do “Chico” uma TV de 29’ e um DVD, tudo para animar ainda mais o dia a dia às vezes doloroso das crianças que lá ficam, junto a suas mães, em tratamento contra alguma enfermidade. “Tivemos a participação maciça das mães, muitas em depressão devido a doença dos filhos e que acabavam nem saindo dos quartos”, disse uma das integrantes do grupo Ana Paula Urrutia.

Conforme ela, a atividade superou as expectativas do grupo, pois todas as crianças internadas participaram e as mães interagiram, inclusive as com bebês de colo. “Uma frase deixou o grupo extremamente emocionado e satisfeito. Uma das crianças chegou para nós e disse ‘Esse foi o melhor dia da minha vida’. Ele nunca havia visto um palhaço”, contou Ana Paula.

Para o grupo, a realização do projeto contribuiu muito para a vivência acadêmica, dando a oportunidade de colocar em prática uma bela ação de responsabilidade social. “Esse tipo de projeto preocupa-se com a elevação do padrão de qualidade de vida da sociedade e conseguimos vivenciar essa prática, sentindo o quanto isto é gratificante”, afirmaram. “Gostaríamos de agradecer, em especial, a presença da coordenadora da clínica, a drª. Luiza Novaes, da coordenadora do curso de tecnologia em Gestão Hospitalar da UCPel, Solani Hemp, e da professora Letícia Menezes, orientadora do projeto”, disseram.

Teatro Escola de Pelotas

Na sexta-feira (28) o Teatro Escola de Pelotas (TEP) fez a alegria da criançada. O grupo visitou o Hospital e, além de realizar atividades na pediatria, também visitou outros quartos levando alegria e conforto a dezenas de pacientes internados.