Depois de 25 anos eles retornaram ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Parte da turma de médicos, formados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em 1995 – ATM 95, visitou no sábado (31) as dependências da casa de saúde. Antes o grupo percorreu o campus central da Universidade, onde além de realizar um tour, foi recepcionado por seus antigos professores.

Para os profissionais que completaram um quarto de século no ofício da medicina, o final de semana foi marcado por reencontros, recordações e muita emoção. Na rápida visita pelos corredores do HUSFP não faltaram lembranças da época em que assistiam as aulas, discutiam casos e iniciavam os primeiros atendimentos na profissão que escolheram.

Para quase todos do grupo, o retorno tanto à UCPel quanto ao HUSFP foi o primeiro depois de mais de duas décadas. No hospital, tiveram que exercitar a memória para se situarem entre os ambientes, pois nesses 25 anos muita coisa mudou, a estrutura ampliou, novas alas foram criadas.

A anfitriã foi a colega de turma, ginecologista e obstetra Clarissa Rocha, que além de professora da Medicina da UCPel, também atua no HUSFP. Ao lado do ginecologista e professor da turma Mário Ivan Sclowitz, a dupla foi a responsável por mostrar as novidades ao grupo.

Em razão da pandemia, a turma foi dividida em dois grupos de cinco e de quatro visitantes e limitadas aos corredores da instituição. Foram adotadas todas as medidas de biossegurança dentro do protocolo relacionado à Covid-19 e ao momento da pandemia como forma de prevenção, tanto dos visitantes, colaboradores quanto dos pacientes.