Em um clima de solidariedade e integração, alunos do quarto semestre do curso de Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram na última semana a primeira edição do Brechó Solidário em prol do Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O evento, que contou com a participação maciça dos colaboradores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e da comunidade em geral, arrecadou R$ 1350,00 que serão usados na compra de tecido para a confecção de 350 lençóis para o PSP.

Conforme a integrante do grupo, Nara Elize Rosa da Silva, o objetivo da ação era promover uma atividade de responsabilidade social em benefício do PSP, uma Instituição importante para a comunidade da região e que enfrenta diariamente muitas dificuldades. “Geralmente, os lençóis tem pouca vida útil e é uma das grandes necessidades da instituição”, disse. A atividade contou com a colaboração da população que doou todos os produtos comercializados durante o brechó. “Este tipo de iniciativa é muito importante, independente de onde elas partam, precisam ser realizadas, pois o PS é de todos e precisa da ajuda de todos”, afirmou Nara.

Ela agradece ainda o apoio daqueles que ajudaram a por em prática o projeto. “Muito obrigada à comunidade que doou os produtos e, em especial, os colaboradores do HUSFP que fizeram do brechó um grande sucesso”, ressaltou Nara. Os alunos destacaram ainda a orientação da professora Letícia Menezes, responsável pela disciplina de Prática de Gestão de Projetos do curso de Gestão Hospitalar, que incentivou a criação do projeto de Responsabilidade Social.

O projeto

Em busca de ações que identificassem e solucionassem os principais problemas que a área da saúde enfrenta na atualidade, a professora Letícia resolveu lançar um desafio aos seus alunos: o de criar ações de Responsabilidade Social que beneficiassem a comunidade de Pelotas e região. “A intenção era de que os alunos percebessem que é viável a criação e realização de um projeto, e como é importante, como futuros gestores, pensar em práticas que envolvam Responsabilidade Social”, afirmou Letícia, destacando que o objetivo foi alcançado com êxito.