Nesta quarta-feira (13), foi realizado o Brechó Solidário do Núcleo de Pediatria do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A idéia surgiu de uma Comissão criada por colaboradores e médicos responsáveis pelo setor.
   Então iniciou a divulgação do projeto para todo o hospital que incluiu colaboradores, médicos, alunos e familiares de pacientes internados, com o intuito de arrecadar roupas para expor e vender no dia. Foram tantas as doações que até um dia antes ainda tinham pessoas entregando.
   Segundo a colaboradora Claudia Ferreira, a ação foi da Pediatria, mas senão tivesse o apoio e doação de todos os setores do HUSFP, colaboradores em geral não seria possível concretizar o projeto, “todo o hospital se mobilizou”, concluiu.
   A renda do Brechó será revertida para a Semana da Criança que acontece em outubro. Serão feitas a entrega de brinquedos e outras atividades para as crianças internadas da Pediatria, U.T.I. Pediátrica e Neonatal, PA Pediátrico e Pronto Socorro de Pelotas.
   Mesmo com todas essas atividades a idéia também é direcionar o restante da renda para fazer melhorias no setor como à compra de novas banheiras, paredes de oxigênio, toalhas de banho, aparelhos de aferir pressão, entre outros. “O resultado do Brechó foi mais que o esperado, o que significa poder melhorar ainda mais a qualidade da assistência”, enfatiza Claudia.
   Há mais de 15 anos ações sociais são realizadas pelas equipes da Pediatria que tem apoio fundamental das Senhoras do Grupo de Apoio do HUSFP, confeccionam roupas de lã, cobertas, além de conseguirem alguma doação que seja também de necessidade do setor.
    “Se podemos ajudar na melhoria, porque não fazer, é cansativo mas quando vemos o sorriso da criança ao ganhar um presente tenho certeza de que todo esforço valeu a pena”, conta Cláudia.
   Ao conversar com algumas pessoas que estavam por lá era possível perceber uma mistura de solidariedade e ao mesmo tempo levar para casa roupas semi novas por um preço interessante e acessível.
   A senhora Marilda Mota, disse que ficou sabendo do Brechó através da filha que é colaboradora do HUSFP, “estava esperando pelo dia anciosa, para conferir as peças e também fazer minha boa ação”. Já Daniela Rato, soube por uma conhecida e também pela televisão e disse “está tudo ótimo, coisas bem interessantes”.
   No dia 22.06 outro evento já está marcado no setor, é o Grande Arraial da Pediatria, com distribuição de pipocas, sucos, casamento na roça, quadrilha e muita música para a criançada, entre outras atividades.