O Hospital Universitário São Francisco de Paula, da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), integra a Campanha de Doação de Órgãos, que vai até o dia 04 de outubro no município. A atividade, denominada “Doando com Arte”, é promovida pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) dos hospitais pelotenses. A campanha reúne atividades de cunho informativo e de lazer. Caminhada no dia 26 e desfile de moda no dia 04 são os pontos altos da programação.

O objetivo da campanha é despertar na população a consciência da necessidade e da responsabilidade social de doar órgãos, sangue e medula. “Queremos, principalmente, diminuir a lista de transplantes, e assim salvar vidas. Acreditamos que através da informação é conseguiremos captar novos doadores”, comenta a integrante da CIHDOTT do Hospital São Francisco de Paula, Aline Wienke.

Palestras em escolas locais estão sendo realizadas durante esta semana, com a proposta de levar aos jovens as principais informações sobre o assunto, com o intuito de estimular futuros doadores.

No dia 26, haverá uma caminhada intitulada “Caminhando pela vida, diga SIM à doação de órgãos!”, que irá percorrer os principais pontos da cidade e se estender ao Laranjal. A concentração de saída será às 8h na Avenida Bento Gonçalves, esquina Rua General Osório. Os primeiros 100 inscritos irão receber uma camiseta. Para a volta, do Laranjal, será disponibilizado um ônibus para o retorno ao centro de Pelotas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail pauloleivascaminhadas@hotmail.com. Cada participante deverá levar, no dia da caminhada, dois quilos de alimento não-perecível.

Doando com Arte

Dia 04 de outubro será a data de um grande evento na Praça Dom Antônio Zattera, na Avenida Bento Gonçalves. A partir das 14h, ocorre um desfile de moda em apoio à doação de órgãos. O desfile será promovido pelo curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel. Os acadêmicos da graduação foram responsáveis pela produção das camisetas oficiais da campanha, que serão apresentadas no desfile e, posteriormente, postas à venda. O Hemocentro de Pelotas também é parceiro da campanha e participará da ação fazendo cadastro de medula.