De que forma podemos ajudar o nosso planeta? Não existe uma resposta exata para essa pergunta, porém, certamente, medidas individuais, dentro de casa e no trabalho podem ajudar. Além de contribuir com o meio ambiente, cada um pode fazer a sua parte para diminuir o consumo e gerar economia que vai beneficiar a todos no contexto global. Cada atitude individual tem um reflexo no todo.

No que diz respeito à sustentabilidade, o consumo de água e energia ganha destaque. Para reduzir o gasto com luz, por exemplo, o mais importante é a mudança de hábito. Apagar as luzes quando sair da peça é simples e importante. Desligar o monitor do computador durante as pausas no trabalho e desligar o ar condicionado são de grande impacto na geração de economia. O uso racional da água também afeta essa realidade, muitas torneiras pingando tem grande impacto no desperdício.

Estudos brasileiros recentes constataram que cada brasileiro gasta por ano uma quantidade de papel equivalente a duas árvores, segundo dados do instituto Akatu. Reutilizar e reciclar papéis pode salvar uma árvore e meia por ano e ainda gerar a economia de 2 mil litros de água e 120 litros de petróleo, que são gastos na fabricação do papel.

Para um planeta sustentável para todos nós e para as futuras gerações é essencial que acabe a era do desperdício.


O Chico tem consciência do seu papel neste processo, por isso lançou a Campanha CHICO SEM DESPERDÍCIO. A Campanha dá dicas de como economizar na rotina de trabalho e realizar um melhor aproveitamento de todos os recursos. Os cartazes serão distribuídos por toda a instituição com a intenção de que todos façam a sua parte e sintam-se parte importante deste processo de conscientização.

A Assessoria de Comunicação do HUSFP que criou a campanha está à disposição para receber sugestões de colaboradores e da comunidade que queiram contribuir através do fone: 3228 83 68 ou do e-mail comunicacaohu@gmail.com