Lançada pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) no ano passado com o intuito de renovar as roupas de cama do Sistema Único de Saúde, a campanha de arrecadação de lençóis chega ao mês de maio com a marca de 378 jogos. O apelo feito pelo HUSFP por meio de suas redes sociais foi novamente abraçado pela comunidade. Mas, conforme a coordenadora de Hotelaria da instituição, Alessandra Peters, a ação permanece. “Nossa meta são 650 jogos”, reforça.

A maior parte da doação ainda está em fase de confecção. São 300 lençóis, doados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Na instituição religiosa a ação integra o Programa Nacional Mãos Que Ajudam. Em Pelotas, moças e mulheres de seis capelas da igreja, localizadas sob a jurisdição da Estaca Pelotas Norte, se debruçam sobre centenas de metros de algodão cru para entregar os 300 jogos em breve.

Valério Barreto, responsável pela comunicação da igreja, explica que tanto o corte como a costura é feito pela Sociedade Socorro, uma espécie de braço dentro da igreja que reúne as mulheres da congregação em prol das ações de cunho social. “O recurso vem do escritório nacional, mas aqui a gente escolheu o HU para receber a doação”, comenta.

Conforme Barreto, como ainda faltaram peças para atingir a meta total, a igreja se coloca a disposição para realizar o corte e costura, caso tenham interessados em doar tecidos.

Além da Igreja a ação também contou com o apoio de outras pessoas de Pelotas e de fora da cidade que doaram 225 metros de tecido e R$ 2.397,52 em dinheiro.

Estrutura x desgaste

O HUSFP conta com cerca de 220 leitos, exclusivos para atendimento SUS. Em média são realizadas três trocas de camas por dia. São mais de 20 mil quilos de roupas lavadas todos os meses e, consequentemente, um elevado desgaste das fibras do tecido.

Hoje o HUSFP atende cerca de 80% SUS. São 217 leitos para o Sistema Único de Saúde, frente a pouco mais de 50 voltados a convênios e particulares. O hospital é referência para a saúde municipal e macrorregional. No local são atendidos pacientes de 23 municípios da Zona Sul. O São Francisco de Paula responde por 40% das internações hospitalares de toda a cidade de Pelotas.

Como ajudar?

Quem quiser contribuir pode fazer a doação do item– lençol branco, de preferência em algodão cru - direto no hospital na Marechal Deodoro, 1123. Se preferir pode fazer depósito no Banrisul, agência 0320, conta corrente 06.870471.0-6, ou ainda, transferência por PIX – chave CNPJ 92.238.914/0002-94. Importante colocar na doação, seja ela por PIX ou depósito, a palavra “lençóis” na descrição para auxiliar na identificação do destino do recurso.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8368.